 |
| Participantes vão acompanhar simulação clínica com manequim de alta fidelidade |
O 4º Congresso de Oncologia do Hospital Santa Rita, que acontece nesta quinta e sexta-feira, das 8h às 18h, no Centro de Convenções de Vitória, contará com duas experiências práticas voltadas ao aprimoramento da formação em saúde: a simulação clínica com manequim de alta fidelidade e o uso de um simulador de robótica aplicado ao ensino médico.
A atividade de simulação clínica utilizará um manequim de alta tecnologia, projetado para reproduzir funções fisiológicas humanas. O equipamento é capaz de simular respiração, sons corporais, batimentos cardíacos e diferentes alterações clínicas, além de responder às intervenções realizadas pelas equipes de saúde. A proposta é proporcionar aos participantes um ambiente de treinamento altamente realista, permitindo a vivência de situações complexas de forma segura e controlada.
Já o simulador de robótica integra recursos avançados de tecnologia aplicada à saúde, possibilitando a reprodução de cenários assistenciais de alta complexidade com elevado grau de precisão e interatividade. A ferramenta permite que profissionais executem procedimentos, tomem decisões clínicas e observem respostas fisiológicas simuladas em tempo real, contribuindo para o desenvolvimento de competências técnicas, raciocínio clínico e segurança na aplicação de protocolos assistenciais.
De acordo com Simone Duarte, gerente do Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação Santa Rita e responsável pela organização do congresso, as tecnologias têm papel estratégico na qualificação dos profissionais. “Essas imersões permitem que os profissionais vivenciem situações complexas de forma controlada, fortalecendo o preparo das equipes e contribuindo diretamente para a segurança do paciente e para a qualidade da assistência”, explica.
Segundo ela, o uso dessas ferramentas reforça o compromisso institucional com a inovação no ensino em saúde. “A tecnologia contribui para o desenvolvimento de competências técnicas, raciocínio clínico e segurança na execução de protocolos assistenciais”, completa.
As atividades integram a programação científica do congresso e reforçam o compromisso do Hospital Santa Rita com a educação continuada, a inovação tecnológica e a excelência no cuidado oncológico, aproximando os profissionais das práticas mais modernas utilizadas na formação em saúde.
CONGRESSO - Este ano, o 4º Congresso de Oncologia do Hospital Santa Rita trará um formato inovador, o auditório silencioso, alinhado às tendências mais modernas de encontros científicos na área da saúde. Diferentes apresentações acontecem ao mesmo tempo e num único ambiente, permitindo que o público escolha qual conteúdo deseja acompanhar. Cada participante recebe um fone de ouvido individual, por meio do qual pode selecionar o canal correspondente à palestra de seu interesse.
“Além de tornar o evento mais dinâmico, o formato permite oferecer mais conteúdos em menos tempo. Dessa maneira, cada participante pode montar sua própria experiência, escolhendo as palestras mais alinhadas aos seus interesses e áreas de atuação”, finaliza Marilucia Dalla, presidente da Afecc-Hospital Santa Rita.
Serviço
4º Congresso de Oncologia do Hospital Santa Rita
14 e 15 de maio de 2026
Centro de Convenções de Vitória
Realização: Hospital Santa Rita