Instituto Jô Clemente (IJC) incentiva pessoas que desejam deixar uma marca no mundo e contribuir para uma sociedade mais inclusiva
São Paulo, 05 de setembro de 2024 - Uma nova prática está ganhando destaque entre os cidadãos brasileiros preocupados com o impacto social: transformar parte do que conquistou em uma ação solidária.
Destinar o patrimônio ou parte dele para Organizações Sociais não apenas configura uma decisão pessoal significativa, mas também promove o “Legado Solidário”. Criado pelo Colégio Notarial do Brasil - Seção de São Paulo (CNB/SP), esse projeto incentiva as pessoas a destinarem, por meio do testamento público, parte ou a totalidade de seu patrimônio para Instituições que contribuem com a sociedade brasileira.
“Se você já alcançou muitos de seus objetivos pessoais e familiares, e ainda deseja deixar uma marca no mundo que reflita seus valores, é possível considerar transformar parte do que conquistou em uma ação solidária”, destaca Carla da Nóbrega, gerente de Mobilização de Recursos do Instituto Jô Clemente (IJC).
Um exemplo dessa tendência é o caso de José Francisco Rezende, de Cubatão, litoral paulista. Aos 61 anos, ele conta que a experiência de trabalhar por três anos em uma Organização Social foi tão gratificante, que decidiu doar seus bens em testamento - parte de um apartamento em Santos (SP) e um carro - para o Instituto Jô Clemente (IJC), na capital paulista.
A decisão não só beneficiará diretamente as pessoas atendidas pelo Instituto, referência nacional na inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, mas também permitirá que ele seja lembrado por sua preocupação com as questões sociais, deixando a sua marca no mundo.
\"Sou solteiro e não tenho herdeiros. Anos atrás, tive o privilégio de trabalhar em uma Organização Social como professor de natação e conheci bem a Instituição. Colhi apenas boas experiências, além de muitos amigos. Só tenho a agradecer por esse período de convivência. Meu legado será dar continuidade a esse trabalho social”, justifica Rezende.
Deixe seu Legado no mundo
O Legado Solidário é uma forma de deixar sua marca no mundo, proporcionando um impacto positivo na sociedade. Destinar parte do patrimônio a causas sociais contribui para a continuidade de projetos que promovem bem-estar, educação, saúde e justiça social.
“Esse gesto de altruísmo perpetua valores e crenças, inspirando futuras gerações. Além disso, o Legado Solidário fortalece o trabalho das Organizações que dependem de doações para continuar suas atividades”, complementa Carla.
Para deixar um Legado de qualquer valor ou bens pessoais (como imóveis, carros etc.) para o Instituto Jô Clemente (IJC), localize o cartório mais próximo da sua região e informe os dados do Instituto para incluir no documento do testamento público. Mais informações, acesse o site.
Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)
O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 63 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, além de apoiar a sua Inclusão Social e a Defesa de Direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com Deficiência Intelectual.
Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, 100% do Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras e quase 70% dos exames do Teste do Pezinho no Estado de São Paulo, contemplando 7 doenças (toxoplasmose, a sétima doença, em implantação). É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a Deficiência Intelectual se não tratadas corretamente.
Além disso, o IJC produz e difunde conhecimento sobre Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. Um dos nossos focos é apoiar e desenvolver projetos de pesquisa aplicada, tecnológica e de inovação, em parceria com órgãos públicos ou privados e instituições de ensino e pesquisa, com o objetivo de gerar conhecimento para estudos, informações para as pessoas, produtos, serviços e novos modelos de negócio para a Organização.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo site do IJC, o 1º do Brasil com 100% de acessibilidade.
Informações para a mídia
CDI Comunicação
Sarah Abrão – sarah.abrao@cdicom.com.br (11) 94821-0883
Renata Franca - renata.franca@cdicom.com.br (11) 98228-2877
Jorge Valério - jorge@cdicom.com.br (11) 99822-9013