|
... |
Qualificação gratuita oferece capacitação para inserção no mercado de mediação cultural para jovens estudantes ou recém-formados nas áreas de arte e cultura
A Mediato celebra a conclusão da primeira turma do curso de Mediação Cultural deste ano. Com mais de 120 inscritos e 30 alunos selecionados, a turma de nível básico promove qualificação de arte-educadores, colaborando para a consolidação da área e o fortalecimento da economia criativa no Distrito Federal. A iniciativa é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. E conta com a parceria da Universidade de Brasília, com o projeto de extensão Da Ideia à Ação.
Importante meio de democratização do acesso à cultura, a mediação cultural é uma ferramenta de difusão da arte e dos bens culturais que sensibiliza e aproxima o visitante, promovendo experiências significativas. Neste ano, o curso conta com três turmas: duas de básico e uma de avançado. As próximas acontecem em agosto e outubro, e abordam conceitos e experiências de mediação, metodologias teatrais, contação de histórias, educação patrimonial, jogos educativos, acessibilidade cultural e a realização de um projeto final prático. Além das turmas, o projeto também prevê uma palestra gratuita que será realizada na Universidade de Brasília (UnB).
Para Luênia Guedes, coordenadora pedagógica e uma das idealizadoras do curso, há uma grande demanda de pessoas interessadas em se profissionalizar na área, e além de colaborar para a inserção no mercado de trabalho, o curso incentiva a formação de novos públicos. “A primeira edição aconteceu em 2019. Realizamos com recursos próprios e percebemos a importância de promover esta formação. Pensamos no curso como uma ação com perspectiva inovadora e de inserção destes profissionais na área e de fomentar o mercado de mediação cultural no DF. Devido a demanda, conseguimos propor neste ano três turmas. Para aprofundar ainda mais o conteúdo, dividimos o curso em dois níveis: básico e avançado. Entendemos como esse lugar do trabalho de mediação cultural tem ganhado amplitude no cenário de Brasília. Há muitas pessoas interessadas”, destaca.
De 2019 a 2023 foram realizadas três edições do curso de mediação, formando cerca de 90 novos mediadores. Para este ano, a expectativa é formar entre 60 e 90 jovens como mediadores. O público-alvo é jovens entre 19 e 30 anos, residentes no Distrito Federal e Entorno, estudantes de graduação ou recém-formados em Museologia, Artes Cênicas, Artes Visuais, Teoria Crítica e História da Arte (TCHA) ou áreas correlatas. Cada turma possui 30 vagas, com a carga horária de nível básico 27 horas e avançado 48 horas.
Fique ligado: o período de inscrição da segunda turma acontece 8 a 28 de julho em http://www.mediato.art.br/curso-mediacao. Para ficar por dentro de novidades e saber mais sobre as próximas turmas, acompanhe no Instagram: @mediato.art.
Sobre a Mediato
Mediato é uma iniciativa que atua como um ecossistema cultural, dedicada a aproximar a arte da vida das pessoas. Desde 2010, está comprometida em colaborar para a formação de novos públicos para a arte, para a difusão da produção artística e a valorização dos bens culturais. Ao longo dos anos, tem desenvolvido programas educativos para Artes Visuais, Artes Cênicas e Educação Patrimonial, alcançando mais de 70 mil estudantes no Distrito Federal. Além do inovador trabalho de mediação desenvolvido para o teatro, a iniciativa também colabora com o cenário da economia criativa local, com o Curso de Mediação Cultural que desde 2019 insere novos mediadores no mercado de trabalho. A Mediato está comprometida em cultivar uma comunidade crítica e sensível, com senso de pertencimento, valorização e também apreciação da cultura local.
Mediato
mediato.art.br
E-mail: conecta@mediato.art.br
Informações: (61) 99885-9528
Instagram: @mediato.art