Pulseira que representa o ciclo menstrual é um símbolo global no Dia da Higiene Menstrual para educar meninas e mulheres sobre o tema
Com o apoio de Intimus®, marca de cuidados femininos da Kimberly-Clark, que além de doações, contribui mais uma vez esse ano com um movimento educacional por meio da pulseira que representa os
28 dias em média do período
São Paulo, maio de 2024: O dia 28 de maio é marcado por ser o Dia Internacional da Higiene Menstrual para promover o conhecimento sobre o ciclo e a higiene menstrual, além de quebrar estigmas e contribuir para a normalização do tema. Esta data, promovida pela organização sem fins lucrativos WASH United, foi estabelecida em 28/05 em associação com a duração média de um ciclo menstrual: 28 dias, dos quais 5 correspondem aos dias de menstruação. Nesse sentido, e como símbolo de uma causa que representa 1,8 bilhão de pessoas no mundo, a ONG alemã criou uma pulseira com vinte e oito miçangas, das quais cinco são vermelhas. Esta pulseira busca iniciar conversas e aumentar a visibilidade da menstruação como um tema de importância global.
\"Quando começamos o movimento em 2014, havia um grande silêncio em torno da higiene e saúde menstrual. Nos últimos 10 anos, o Dia da Higiene Menstrual se consolidou como um movimento internacional com mais de 1.000 organizações parceiras e um alcance que passou de 22 milhões de pessoas para 705 milhões\", recapitulou Thorsten Kiefer, diretor executivo da WASH United.
Segundo um estudo liderado pela WASH United, no Brasil 73% das mulheres e meninas não se sentem confortáveis em situações sociais quando estão menstruadas e, consequentemente, 10% das meninas faltam à escola e 7% das mulheres ao trabalho nesses dias. Em termos de educação, o estudo revela que 35% das mulheres ainda não entendem como funciona o ciclo menstrual.
Por sua vez, Intimus® tem sido uma das principais apoiadoras da causa e, em comemoração ao décimo aniversário do Dia da Higiene Menstrual, reafirma o compromisso em educar e ajudar na quebra de estigmas associados à menstruação na América Latina e no mundo.
“Celebramos essa data com a marca Intimus® desde 2020 e mais uma vez, convidamos a todos a participarem desse movimento em prol da data apoiar o progresso feminino. É muito triste ver a realidade ainda de tantas pessoas que não sabem informações básicas e têm vergonha em falar sobre a menstruação. Como marca, estamos tentando mudar esse cenário por meio de uma série de ações e parcerias, como está com a Wash United” comenta Marisa Cazassa, gerente executiva de marketing da Kimberly-Clark no Brasil
Este ano, entre suas ações para promover o Dia da Higiene Menstrual, Intimus® mobilizou através de suas redes seus influenciadores em toda a região para que mudassem sua foto de perfil incluindo o símbolo da pulseira neste 28 de maio e convidassem seus seguidores a fazer o mesmo para mostrar seu apoio à causa, basta acessar http://www.pulseramenstrual.com. Na página do Instagram da marca @intimusoficial também terá um conteúdo da ginecologista e especialista Rebeca Gerhardt, que explica sobre as fases do ciclo menstrual.
Além disso, a ONG Plan International Brasil e a marca, Intimus®, marca de cuidados femininos da Kimberly-Clark, vão realizar na data uma ação de conscientização sobre o tema, com a distribuição de folhetos e a confecção da pulseira para ensinar sobre as fases do ciclo e o que ocorre com o corpo em cada uma delas. A ação acontecerá das 6h30 às 18h30, na estação Pirajá do metrô em Salvador. A estação foi escolhida porque também abriga a sala Elas à Frente, um espaço dedicado ao atendimento a mulheres vítimas de violência.
Ao longo dos anos, a marca estabeleceu parcerias com ONGs para levar educação sobre higiene menstrual a milhões de pessoas ao redor do mundo. Entre essas parcerias, destacam-se aquelas com Plan International e Girl Up, que permitiram alcançar comunidades vulneráveis em diferentes partes do mundo, fornecendo educação e produtos de higiene menstrual a mais de um milhão de pessoas.
Em 2024, alinhada com sua missão de trabalhar em conjunto em programas de educação para que meninas e mulheres tenham o conhecimento, as habilidades e a confiança para superar as barreiras da saúde menstrual e da desigualdade de gênero, Intimus® renovou sua parceria com a Plan International através de um investimento de 1,4 milhões de dólares, com o qual se estima alcançar positivamente cerca de um milhão e meio de meninas e jovens no Brasil, Colômbia, Guatemala e Peru.
Desde 2020, a marca desenvolve ativações no período de celebração do Dia da Higiene Menstrual e, em 2022, contou pela primeira vez com homens produzindo conteúdo para a data, no movimento #menstruaçãosemcensura. E, ainda no ano de 2023, a marca seguiu no convite a homens para entenderem sobre menstruação em ação no digital com celebridades.
Sobre a Kimberly-Clark Brasil
A Kimberly-Clark e suas marcas são parte indispensável na vida de pessoas em mais de 175 países. Movidos pela inovação, criatividade e compreensão das suas necessidades de cuidado mais essenciais, criamos produtos que ajudam as pessoas a vivenciar melhor suas experiências mais importantes. Nosso portfólio de marcas no Brasil, que inclui Huggies ®, Intimus ® e Plenitud ®, mantém o primeiro ou o segundo lugar em participação de mercado em aproximadamente 80 países. Aplicamos práticas sustentáveis para contribuir para a preservação do planeta, construir comunidades fortes e garantir que nossos negócios prosperem nas próximas décadas. Somos reconhecidos pelo quinto ano consecutivo pelo Ethisphere como uma das empresas mais éticas do mundo. Para acompanhar as últimas notícias e saber mais sobre nossa história de 150 anos de inovação, visite o site de Kimberly-Clark.
Intimus® é líder na categoria de absorventes, o que inclui os absorventes internos e externos e protetores diários. A marca atua constantemente para oferecer um portfólio que atenda às necessidades de higiene íntima, como absorventes, protetores diários, sabonetes e lenços, trazendo evolução, tecnologia e conforto para as consumidoras. A marca acredita que a menstruação e seus estigmas não deveriam ser obstáculo para o progresso feminino, por isso apoia continuamente meninas e mulheres para que, menstruadas ou não, elas possam chegar aonde quiserem.
Informações à imprensa| Brasil
PROS | PEOPLE RELATIONS
http://www.pros.com.vc
@pros.agencia
Daniela Gaia
daniela.gaia@pros.com.vc
Brenda Andrade
brenda.andrade@pros.com.vc
Marília Santos
marilia.santos@pros.com.vc
Liliane Cavalcante
liliane.cavalcante@pros.com.vc