|
ACNB |
No dia 01 de outubro, ocorreu a 21ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, no frigorífico Friboi, da cidade de Ituiutaba (MG). 1.004 animais de nove pecuaristas foram avaliados na etapa que foi um resultado da parceria entre a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com a Associação Mineira dos Criadores de Nelore (AMCN). Os organizadores receberam o apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, além da própria Friboi.
Entre os machos avaliados, foram 977 não castrados. 71% dos animais tinham até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de dois anos de idade), 82% tinham cobertura de gordura mediana ou uniforme. Peso médio de 22 arrobas.
Já entre as fêmeas, foram 27 ao total, sendo 93% dos animais com dentição de leite completa (menos de 2 anos de idade) e 93% dos animais com cobertura de gordura mediana ou uniforme. Peso médio de 16 arrobas.
Os destaques da etapa foram machos pesados e com boa cobertura de gordura e fêmeas muito jovens, pesadas e com ótima cobertura de gordura.
Melhor Lote de Carcaças de Machos
Alberto Dias Machado Júnior, da Fazenda Campo Belo (Frutal/MG) recebeu a Medalha de Ouro de Melhor Lote de Carcaças de Machos. Sérgio Donizeti de Castro, da Fazenda Quatro Sinos (Santa Vitória/MG) recebeu a Medalha de Prata e também recebeu a Medalha de Ouro de Melhor Lote de Carcaças de Machos Terminados em Pastagens. Ademir Ferreira de Mello, da Fazenda Tamboril (Prata/MG) ficou com a Medalha de Bronze.
Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas
A Medalha de Ouro de Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas ficou com Liliane Caramori Bianco Queiroz, da Fazenda São José II (Unaí/MG). Conhecida como a \"Dama do Agro\", Liliane já foi ganhadora da medalha de ouro em anos anteriores.
\"Participar do Circuito Nelore de Qualidade é uma experiência verdadeiramente enriquecedora, provando a excelência na criação e desempenho da raça Nelore, proporcionando apresentar o resultado do trabalho árduo dentro da fazenda, desde genética, nutrição e manejo. Trazer a medalha de Ouro pela 4ª vez significa superar todos os desafios e provar a eficiência e o amor pelo Nelore\", comenta Liliane.
Calendário
As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:
07 e 08/11 – Fribal de Imperatriz (MA)
12/11 - Friboi de Itapetinga (BA)
14/11 - Friboi de Redenção (PA)
19/11 – Friboi de Santana do Araguaia (PA)
20 e 21/11 - Friboi de Mozarlândia (GO)
23/11 - Friboi de Marabá (PA)
28/11 - Friboi de Campo Grande (MS) Unid. II
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore com o apoio do Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
SOBRE A ACNB
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 70 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse http://www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook.