Pomar inaugurado pela AHK Paraná em área de vulnerabilidade social completa 2 anos
Divulgação/AHK-Paraná

Crianças da Escola Municipal Professor Padre Lotário Welter estão tendo aulas práticas de ciências analisando mudas e insetos

Há 2 anos, em comemoração aos 50 anos da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Paraná (AHK-PR), foi inaugurado um pomar na Escola Municipal Professor Padre Lotário Welter, no bairro Guarituba, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba. Desde então, a comunidade escolar diariamente “colhe os frutos” do projeto, aprendendo sobre a importância da alimentação saudável e as técnicas de plantio.

Foram plantadas 50 mudas ao todo, distribuídas em espécies de abacate, laranja, limão, tangerina, jaboticaba, caqui, acerola, pitanga, nêspera, araçá, uvaia, figo roxo e goiaba. O gerente regional da AHK Paraná, Augusto Michells, explica que agora a Câmara está revisitando o projeto com a escola no intuito de identificar as correções necessárias para o seu andamento.

“A AHK Paraná colaborou na execução do projeto e esteve presente na sua fase inicial (de maio a setembro de 2022). Ao longo de 2023 cabia à direção da escola e aos seus alunos cuidar do pomar. Agora em 2024, fizemos um mapeamento das necessidades e definimos a ordem de prioridades. Começaremos pela substituição das mudas mortas ou condenadas e faremos, em seguida, seu coroamento para evitar danos quando da realização de roçadas. Na sequência, faremos o depósito de restevas de grama no colo das plantas, a fim de impedir que o mato cresça novamente e de manter o coroamento por mais tempo, diminuindo, assim, a necessidade de manutenção. Por fim, podaremos as estaquias. Feito tudo isso, será aplicado um veneno contra formigas”, explica o gerente.

Para as crianças, com o plantio do pomar, algumas aulas de ciências saíram de sala de aula e foram para a prática em campo, com análise das mudas e dos insetos que volte e meia aparecem. “Aulas de ciências são ministradas ao ar livre, e as mudas servem como objeto de estudo. Em uma visita técnica feita no mês de abril, da qual participaram engenheiros agrônomos e biólogos, o Eng. Agrônomo Frederico de Cauduro encontrou um \"casulo\" de louva-a-deus em uma das mudas e sugeriu que fosse colocado em um vidro para que as crianças o observassem. Passados alguns dias, durante uma aula ao ar livre, os alunos foram observar o casulo e presenciaram o nascimento das ninfas de louva-a-deus. Foi um momento de aprendizado e grande empolgação”, conta Augusto.

O pomar deverá fazer parte de um projeto maior de ciência na escola, elaborado pela Secretaria de Educação de Piraquara, visando ainda mais a participação e aprendizado das crianças. O gerente regional da AHK Paraná comemora o sucesso do projeto e acredita que, a partir dele, haverá desdobramentos. “Este grande projeto reúne a característica de poder ser desdobrado em outros pequenos projetos. A partir disso entendemos que ele ainda trará fases incríveis, com as quais poderemos mensurar os efeitos práticos de todas as ações”, finaliza.

Sobre a AHK Paraná – Estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos. Esta é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), entidade atualmente dirigida pelo Conselheiro de Administração e Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba, Andreas F. H. Hoffrichter.

Editorias: Ecologia e Meio ambiente  Sociedade  Terceiro Setor
Empresa: Mariana de Oliveira Padilha