As apresentações do projeto “Aventura na Floresta” acontecem entre os dias 9, 10 e 11 de abril nas escolas públicas da cidade de São Francisco do Sul (SC). Todas as exibições serão gratuitas.
O projeto tem o objetivo de trazer aos alunos uma reflexão sobre a preservação do meio ambiente. Pensando na acessibilidade e inclusão, o projeto gratuito conta com um monitor para auxiliar o público no espaço e orientar os participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentam espectros, síndromes ou doenças que gerem limitações.
Além disso, o evento conta com acessibilidade arquitetônica local (rampa, banheiro, etc) e intérprete de libras. O vídeo do evento também será disponibilizado de forma gratuita na internet, no YouTube, com audiodescrição.
O espetáculo narra a história de três adolescentes que estão fazendo um passeio pela floresta, e têm a oportunidade de conhecer um pouco sobre a nossa flora e fauna, além de aprender sobre a preservação desse ambiente. Eles conhecem alguns animais como a cobra, o macaco, um gavião e uma onça, que passam esses conceitos de preservação e de sustentabilidade. Eles também têm contato com alguns personagens do nosso folclore ligado às matas, como a mula sem cabeça, o saci e o curupira, e enfrentam algumas das ameaças que a floresta sofre, encontrando caminhos para compreender as consequências do desmatamento e da poluição nesse ecossistema.
O grupo se reúne para defender a floresta, e se tornam os grandes disseminadores dessa mensagem em seus grupos, para a preservação da natureza. Ao final, os personagens e o público participante se unem para a proteção de nossas matas e assumem o compromisso de ajudar a propagar essa mensagem tão importante para as nossas crianças, que são o futuro da nação.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a área desmatada na Amazônia foi de 9.001 km² entre agosto de 2022 a julho de 2023, o que seria equivalente ao tamanho da República de Chipre. Além disso, o bioma amazônico também sofre com os efeitos do desmatamento ilegal e seca história na região.
Em outubro de 2023, o estado amazônico registrou 3,9 mil focos de queimadas, a pior taxa dos últimos 25 anos. Dessa forma, os projetos infantis como o “Aventura na Floresta” são muito importantes para a conscientização das crianças a respeito dos cuidados com a natureza, pois pequenos gestos podem proporcionar uma grande diferença.
Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Aventura na Floresta” tem a produção da Cia Metrópole de Teatro, apoio da Webka Distribuidora, com patrocínio da ArcelorMittal. É realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
Sobre a ArcellorMittal: Com início de suas operações em 2003, a ArcelorMittal Vega é uma das mais modernas unidades de transformação de aço do mundo e integra o grupo ArcelorMittal, líder no Brasil na produção de aço e um dos maiores em mineração no mundo. A empresa localizada em São Francisco do Sul, em Santa Catarina, atua na transformação de aços planos decapados, laminados a frio e revestidos para atendimento dos setores automobilístico, de eletrodomésticos, construção civil, entre outros segmentos. Desde 2021, realiza a maior obra de expansão da sua história, o Projeto CMC, que prevê uma nova linha de galvanização e recozimento contínuo, um incremento que deve ampliar a sua capacidade de produção de 1,6 milhão para 2,2 milhões de toneladas de aço anuais. Já investiu mais de R$23 milhões em ações de Desenvolvimento Comunitário, Educação, Saúde, Cultura e Esporte em São Francisco do Sul. Além de atuar por meio de patrocínios, por meio de Leis de Incentivo.
Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
Serviço:
“Aventura na Floresta” em São Francisco do Sul (SC)
Datas, horários e locais:
09/04 - 9h30 e 13h15
Instituição: EBM João Germano Machado
Endereço: Rua Professora Maria Stella Martins, 542
10/04 - 10h e 13h30
Instituição: Escola Municipal DR. Franklin de Oliveira
Endereço: Rodovia Duque de Caxias sn° Bairro: Reta
11/04 - 10h e 13h30
Instituição: Escola Municipal João Dias
Endereço: Estrada Geral do Forte, 1588, Bairro Forte.