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Varejista, invista em treinamentos para ter uma gestão eficiente de pessoas
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Sugestão de artigo: Varejo l Empresas l Gestão l Administração

INVESTIR EM TREINAMENTOS É FUNDAMENTAL PARA UMA GESTÃO EFICIENTE DE PESSOAS NO VAREJO

Anderson Ozawa*

Ainda alvo de baixos investimentos pelas empresas, os treinamentos são uma ferramenta eficiente para aumentar a performance das pessoas nas empresas. Há gestores ainda entendem que “não vale a pena” tirar seu colaborador do dia a dia de trabalho, que é uma “perda de tempo”, que dentro de uma “sala de aula” não gera resultado. Infelizmente, resultado de uma cultura de desvalorização da educação.

O conhecimento formado em um treinamento é poderosíssimo. novas ideias surgem através da troca de conhecimento, das discussões, conversas. Quando uma equipe é treinada em processos de prevenção de perdas, em processos operacionais, em gestão de pessoas, em análise de indicadores, funcionalidades tecnológicas, ela torna-se apta e capaz de elevar seus resultados.

Empresas precisam urgentemente dedicar parte do tempo do colaborador para treinamentos. Infelizmente, o varejo que ainda vê as pessoas apenas como um número, serão tratadas da mesma forma. Em uma palestra que proferi em uma feira de automação para varejo, uma pergunta surgiu ao final: “Como obter o máximo das pessoas em meu negócio?”.

Pensando em responder a esse questionamento, separei alguns passos essenciais:

1 - Invista no recrutamento e seleção
Ter as pessoas certas significa selecionar aquelas que estão alinhadas e acreditam na missão da empresa. Defina bem qual perfil de pessoas você deseja para o seu negócio, quais experiências e técnicas devem possuir, e então comece a buscar. Contratar por necessidade sai muito caro. Contrate por alinhamento.

2 - Dê as boas-vindas
Vai além de um kit com um informativo. É nessa hora em que você deixa claro as regras da empresa, quais os papéis e responsabilidades, insere a pessoa no time. Quando isso acontece, ela inicia um processo único de aceitação da empresa, e que irá marcar sua trajetória para o resto da vida profissional.

3 – Faça a capacitação inicial
Antes de colocar a pessoa em campo, forneça capacitação para a função que irá exercer, seja em sala de aula ou na prática. Essa ação valoriza o colaborador, faz com que ele aprenda os processos corretos, sem vícios. A empresa tem a oportunidade de manter a homogeneidade das rotinas e garantir que a execução será realizada da maneira correta.

4 – Promova avalições com frequência
De acordo com a política de avaliação, sempre forneça o feedback aos colaboradores, orientando-os e reconhecendo seus resultados. Ter indicadores de desempenho é fundamental para que o colaborador saiba onde está posicionado e pode chegar.

5 - Tenha um plano de carreira
Todos devem vislumbrar como e onde podem chegar dentro de uma empresa. O plano de carreira dá visibilidade da política de crescimento e remuneração, estimula e engaja as pessoas por saberem as regras claras do negócio.

6 – Promova a capacitação constante
Quanto mais horas de capacitação os colaboradores têm, melhor é o desempenho da empresa, mais sentem-se valorizados e consequentemente os resultados são melhores. Desde capacitações técnicas a capacitações interpessoais, o importante é investir no colaborador e registrar esses momentos através de fotos, certificados, entre outras ações.

7 - Ouça as pessoas atentamente sempre
Ter um canal aberto de comunicação é vital para que as pessoas se sintam em um ambiente participativo e colaborativo. Estabelecer programas de ideias fomenta o envolvimento das pessoas no negócio, nos processos, e quem está na operação tem na maioria das vezes uma solução ou um jeito simples que vá de encontro com o produto ou serviço, e principalmente, com o cliente.

Os colaboradores são a espinha dorsal e parte viva do negócio que tem interação constante com os clientes, fornecedores, sociedade e acionistas. Sua ação sincronizada leva a um resultado contínuo de satisfação e alinhamento de propósitos, e que hoje tornam-se um diferencial competitivo. Enquanto uns cortam despesas através das pessoas, outros investem em pessoas. Quem terá o melhor resultado?


*É CEO da AOzawa Consultoria, especialista em governança Operacional e Corporativa, palestrante, consultor, professor da FIA Business School e autor do livro “Pentágono de Perdas: Transformando Perdas em Lucros”
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SOBRE A AOZAWA CONSULTORIA (http://www.aozawaconsultoria.com.br)
Fundada em 2013 pelo professor Anderson Ozawa, a Aozawa Consultoria atua com o objetivo de auxiliar na proteção e aumento dos lucros nas empresas. Ela oferece consultoria, assessoria e serviços para gestão de prevenção de perdas, eficiência operacional, tecnologia, inovação e desenvolvimento humano, com foco de atuação no varejo, em todos os seus segmentos.
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ASSESSORIA DE IMPRENSA DA AOZAWA CONSULTORIA
Agência Hori (http://www.agenciahori.com.br) 
Helder Horikawa (helder@agenciahori.com.br); (11) 99841-1594

Editorias: Negócios  Serviços  Recursos Humanos  
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Agência Hori  
Contato: Helder Horikawa  
Telefone: 11-998411594-

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