E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Desperdício global de alimentos é de 1 bilhão de refeições por dia
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Sugestão de artigo: Indústria l Segurança l Empresas l Prevenção de Perdas

DESPERDÍCIO GLOBAL DE ALIMENTOS É DE 1 BILHÃO DE REFEIÇÕES POR DIA; VAREJO RESPONDE POR 12%

Anderson Ozawa*

Segundo o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), publicado nesta quarta-feira (27/03) durante evento do Dia Internacional do Resíduo Zero, comemorado no dia 30 de março, os domicílios ao redor do mundo desperdiçaram mais de 1 bilhão de refeições por dia em 2022. É um número incrível e alarmante.

Esse número de resíduos alimentares (incluindo partes não comestíveis) totaliza um número de 132 kg percapita e se aproxima de quase um quinto dos alimentos totais disponíveis aos consumidores. Cerca de 783 milhões de pessoas foram impactadas pela fome e um terço da humanidade enfrentou a chamada insegurança alimentar.

Esse desperdício desenfreado dos alimentos ao redor do planeta tem impactos na economia global, nas mudanças climáticas, perdas irreparáveis na biodiversidade e, claro, a poluição do planeta.

E quer saber onde acontecem esses desperdícios? Segundo o relatório, 60% ocorreram no âmbito doméstico, outros 28% nos serviços de alimentação e o varejo foi responsável por uma parcela de 12% em 2022. No Brasil, a quantidade média anual de perda e desperdício de alimentos é desconhecida, mas, de acordo com estimativas, ela pode variar de 23 a 82 milhões de toneladas.

Porém, o relatório conta com um estudo piloto realizado no Brasil, em 2023, em cinco regiões da cidade do Rio de Janeiro. Com base neste levantamento, estima-se que o Índice de Desperdício de Alimentos no país possa chegar a cerca de 94 kg percapita/ano, na etapa de consumo familiar, levando em consideração análises de resíduos orgânicos, com o uso de gravimetria, em regiões do Rio com diferentes perfis socioeconômicos.

A partir disso, temos uma reflexão importante: a prevenção de perdas e desperdícios começa em uma conscientização individual, em cada pessoa. São essas mesmas pessoas que fazem parte das empresas que também têm parcela significativa nesse número, o que nos leva ao ponto fundamental das discussões de prevenção de perdas: a cultura e a consciência.

A inteligência de prevenção de perdas, como tenho enfatizado ultimamente, é uma filosofia, algo que tem impacto direto nas camadas sociológicas e antropológicas da sociedade. As empresas têm um papel importantíssimo de adotar definitivamente programas de prevenção de perdas e gestão de recursos e desperdícios para que, não só no tema alimentos, mas, em todos os demais insumos das cadeias de abastecimento, ocorra uma gestão consciente e responsável, que gera impactos positivos (ou negativos) no ambiente, na sociedade e na economia.

Então, ao falar de ESG, onde está o item prevenção de perdas e gestão de recursos e desperdícios, é preciso abordá-la de forma a ser uma estratégia concreta e que pode transformar perdas em lucros e muito mais, em uma sociedade mais justa e um ecossistema saudável e sustentável.

*É CEO da AOzawa Consultoria, especialista em governança Operacional e Corporativa, palestrante, consultor, professor da FIA Business School e autor do livro “Pentágono de Perdas: Transformando Perdas em Lucros”
_________________________________________________
SOBRE A AOZAWA CONSULTORIA (http://www.aozawaconsultoria.com.br)
Fundada em 2013 pelo professor Anderson Ozawa, a Aozawa Consultoria atua com o objetivo de auxiliar na proteção e aumento dos lucros nas empresas. Ela oferece consultoria, assessoria e serviços para gestão de prevenção de perdas, eficiência operacional, tecnologia, inovação e desenvolvimento humano, com foco de atuação no varejo, em todos os seus segmentos.
_______________________________________________________
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA AOZAWA CONSULTORIA
Agência Hori (http://www.agenciahori.com.br) 
Helder Horikawa (helder@agenciahori.com.br); (11) 99841-1594



Editorias: Economia  Gastronomia  Industria  Negócios  Serviços  
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Agência Hori  
Contato: Helder Horikawa  
Telefone: 11-998411594-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.