UniCesumar lança o primeiro curso superior em Conselheiro Tutelar do país
Divulgação UniCesumar

Importante profissão para a garantia da segurança da criança e do adolescente ganha graduação especializada, na modalidade EAD

Segundo a lei nº 8069/90, a criança e o adolescente devem ter todos os direitos fundamentais à pessoa humana assegurados, sem haver prejuízos em sua segurança, promovendo, assim, o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. Os profissionais que garantem esses direitos são os Conselheiros Tutelares, que estão em posição de liderança comunitária e são escolhidos por votação democrática.

Entendendo a importância da atividade da profissão e reconhecendo as demandas de mercado, a UniCesumar, Instituição de Ensino Superior (IES) com mais de 30 anos de trajetória, lançou o curso de Graduação EAD em \"Conselheiro Tutelar\", sendo inédito no país. As matrículas já estão abertas nos mais de mil polos espalhados pelo Brasil e estão disponíveis em https://mla.bs/ef855a3b.

A coordenadora do curso, Maria Cristina Araújo de Brito Cunha, destaca a capacitação que a graduação oferece, bem como as estratégias de ensino: “Nós preparamos os profissionais para atuarem frente a situações de risco e violação de direitos, desenvolvendo mecanismos e estratégias inter e multidisciplinares de integração familiar, escolar, comunitária e social da criança e do adolescente em vulnerabilidade social, no intuito de conectá-los aos laços afetivos e sociais”, pontua.

Na matriz curricular da graduação, disciplinas como Conselho Tutelar e os Conselhos de Direito, Gestão do Sistema Único da Assistência Social e o Trabalho com Famílias, Mediação de Conflitos, Comunicação e Técnica de Negociação, Processo de Trabalho do Conselheiro Tutelar, Direito da Família, Políticas Sociais da Criança e do Adolescente e Intervenções Familiares e Institucionais são estudadas, contextualizando e capacitando os estudiosos.

Sobre a profissão
O Conselheiro Tutelar age a partir do recebimento de denúncias de violações ou perigos aos direitos de crianças e adolescentes, mas também recebe a competência de fiscalizar, mesmo quando não houver denúncias. Atuando no benefício da coletividade, provém orientação, suporte e acompanhamentos, como a inclusão em serviços sociais, matrícula e garantia da frequência escolar, por exemplo. A cada quatro anos, acontecem as eleições dos conselheiros tutelares em cada município brasileiro, onde toda a população maior de 16 anos podem ir às urnas votar. Na última seleção, em outubro deste ano, cerca de 30 mil profissionais foram eleitos ou reeleitos para o cargo.

Sobre a UniCesumar
Há mais de 30 anos no mercado educacional, e desde 2022 como uma das marcas integradas no grupo Vitru Educação, a UniCesumar possui mais de 400 mil alunos em mais de mil polos de educação a distância (EAD) por todo o Brasil, e em três polos internacionais, localizados em Dubai (Emirados Árabes), Genebra (Suíça) e Joso (Japão). No ensino presencial, um dos grandes destaques é o curso de Medicina, ofertado no campus de Maringá (PR) e em Corumbá (MS). Além disso, conta com outros quatro campi nas cidades de Curitiba, Londrina, Ponta Grossa e Campo Grande (MS). A instituição está entre os dez maiores grupos educacionais privados do país.

Editorias: Educação  Sociedade
Empresa: UniCesumar