Instituto Jô Clemente (IJC) celebra o Dia Nacional do Voluntariado

Data comemorada no dia 28 de agosto será marcada por eventos e atividades para abordar a comunicação e a inclusão social

Pensando na agenda ESG (Environmental, Social and Governance) e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a ONU e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para encarar os principais desafios de desenvolvimento. O Voluntariado contribui de forma significativa e ativa nesta causa criando a conexão com a sociedade civil que é diversa e que busca a inclusão.

No Brasil, cerca de 57 milhões de pessoas se dedicam a alguma causa que acreditam, segundo dados do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social. São pessoas que doam parte de seu tempo para compartilhar conhecimento ou atuar em prol de alguma causa. Para homenagear essas pessoas, diversas atividades são realizadas todos os anos em 28 de agosto para comemorar o Dia Nacional do Voluntariado.

No Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão das pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, a data será marcada por uma série de eventos; a começar por um brunch para voluntários, colaboradores e convidados, no qual os participantes terão a oportunidade de compartilhar histórias e ideias. O encontro será acompanhado pelo som dos violinos do Grupo Da Capo e conta, também, com o apoio de outros parceiros: Vitao Alimentos, Viana Padaria e Confeitaria, Fantastic Brindes, Boxnet e Formato Visual.

Após a apresentação musical, o evento seguirá com a palestra \"Comunicando para incluir: o poder do voluntariado na promoção da inclusão\", ministrada pela consultora e coach Pamela Seligmann, e com a fala do jornalista Fábio Turci, que abordará a importância da inclusão por meio do voluntariado. “Compartilhar a força transformadora do voluntariado é um papel fundamental”, ressalta Turci. O encerramento do evento contará com a participação especial de Michel Brull, Presidente Voluntário do Conselho de Administração do Instituto Jô Clemente (IJC).

Embora as ações existam desde a sua fundação, o Instituto Jô Clemente (IJC) constituiu seu voluntariado em 1971. Os voluntários são engajados e capacitados para integrarem a rede mobilizadora e colaborar com a qualidade dos atendimentos do Instituto.

Hoje, com a liderança da gerente de Marketing, Comunicação e Voluntariado/Responsabilidade Social, Priscilla de Arruda Camargo, o voluntariado cresceu e abriu as portas para o Programa de Voluntariado Corporativo.

Segundo o Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE), Voluntariado Empresarial é \"uma iniciativa de responsabilidade social das empresas. Ela visa incentivar, organizar, apoiar e reconhecer ações voluntárias de participação cidadã de seus profissionais e demais públicos de relacionamento, em prol da sociedade.\"

“A vivência e contribuição com públicos que são sub-representados, como, por exemplo, pessoas com deficiência intelectual, doenças raras e Transtorno do Espectro Autista (TEA) são fundamentais para promover engajamento de todos”, comenta Priscilla de Arruda Carmago, gerente de Marketing, Comunicação e Voluntariado/Responsabilidade Social do Instituto Jô Clemente (IJC).

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Internet  Sociedade  Terceiro Setor
Empresa: Isadora Nascimento Pereira