|
... |
• A IBM apoiará projetos que podem ajudar a melhorar o acesso à água potável segura para todos, melhorar a qualidade da água reduzindo a poluição, aumentar a eficiência do uso da água, proteger e restaurar ecossistemas relacionados à água, aumentar o gerenciamento de saneamento e reduzir o número de pessoas que sofrem com a falta de água.
• A RFP (solicitação de proposta) deste ano terá representantes de Water. org e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento como parte do processo de seleção.
A IBM (NYSE: IBM) anunciou que está aceitando propostas para os próximos projetos de IBM Sustainability Accelerator, que se concentrará em soluções de gerenciamento de água. O programa aplica tecnologias da IBM, como nuvem híbrida e inteligência artificial, e um ecossistema de especialistas para potencializar projetos focados em populações vulneráveis as ameaças ambientais.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 2 bilhões de pessoas estão em países com escassez de água. De fato, na América Latina, cerca de 150 milhões de pessoas já vivem em áreas com este problema, o que corresponde a 23% da população, segundo o Banco Mundial. De acordo com as previsões, esse desafio deve se agravar em algumas regiões, como resultado das mudanças climáticas e do crescimento populacional. O Brasil, por exemplo, já perdeu 15,7% de superfície de água nos últimos 30 anos, conforme dados da MapBiomas.
Em alinhamento com o 6º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODG) das Nações Unidas, a IBM buscará apoiar projetos que ajudem a melhorar o acesso equitativo à água potável e segura para todos, melhorar a qualidade da água reduzindo a poluição, aumentar a eficiência do uso da água em todos os setores, proteger e restaurar ecossistemas relacionados à água, aumentar o gerenciamento de saneamento e reduzir o número de pessoas que sofrem de escassez de água, entre outras finalidades.
O processo da RFP incluirá a contribuição da IBM em diversas disciplinas e dos representantes de organizações, como a Water. org e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Os critérios de seleção irão considerar a capacidade e disponibilidade do candidato para apoiar comunidades que são especialmente vulneráveis a ameaças relacionadas à água, viabilidade técnica, sustentabilidade da solução prevista, além de transparência em medição e relatório, entre outros.
\"A tecnologia e o talento são fundamentais para melhorar a gestão da água e beneficiar as comunidades mais vulneráveis\", disse Flávia Freitas, diretora de Responsabilidade Social Corporativa da IBM para a América Latina. \"Por meio desses projetos, queremos continuar a trabalhar com as organizações em suas iniciativas de tecnologia para ajudar as comunidades a superar seus desafios relacionados à água\".
A seleção de projetos da RFP deste ano também incluirá a contribuição de Ben Mandell, especialista em Serviços Públicos em Water.org, e Mary M. Matthews, chefe do Ocean Innovation Challenge e chefe interina do Programa de Governança de Água e Oceanos do PNUD, juntamente com outros especialistas aliados. Eles compartilharão sua contribuição e experiência durante todo o processo.
\"A inovação no espaço de gerenciamento de água é fundamental para atender ao SDG 6 da ONU\", disse Mandell, um dos juízes da seleção de coorte de água. \"As iniciativas da organização selecionadas para participar do IBM Sustainability Accelerator terão uma oportunidade significativa de causar um impacto com a ajuda da tecnologia, do conhecimento e da rede da IBM em seu grande ecossistema de parceiros\".
Ações sem fins lucrativos e governamentais focadas no gerenciamento de água podem aplicar à RFP de 14 de março até o final de maio de 2023. Os participantes selecionados serão anunciados em novembro deste ano.
Sobre o IBM Sustainability Accelerator
Lançado em fevereiro de 2022, o IBM Sustainability Accelerator é um programa de impacto social que abordam múltiplos ameaças ambientais em todo o mundo a cada ano. O Accelerator seleciona 5 projetos para escalar soluções que beneficiem comunidades que enfrentam desafios como mudanças climáticas, poluição, clima extremo e muito mais. O programa conta atualmente com duas coortes ativas; a primeira focada na agricultura sustentável e a segunda em energia limpa.
Na região, como parte do IBM Sustainability Accelerator, a Fundação Plan 21 para o Desenvolvimento Humano Sustentável está ajudando os pequenos agricultores da América Latina a gerenciarem suas colheitas de forma mais sustentável, com o objetivo de aumentar sua produtividade e renda, ajudando a criar a conscientização do consumidor e a desenvolver mercados mais responsáveis.
Para mais informações, visite Link
Assessoria de imprensa IBM
Weber Shandwick
E-mail: ibmbrasil@webershandwick.com