Avanço das mulheres na liderança não é uma prioridade formal nos negócios para a maioria das organizações pesquisadas, mas há um roteiro para o progresso sustentável
Houve uma queda no número de mulheres na liderança de acordo com o novo estudo global “Mulheres na liderança: por que a percepção supera os números - e o que fazer a respeito” do IBM (NYSE: IBM) Institute for Business Value (IBV) e Chief, que entrevistou 2.500 profissionais de organizações em 12 países, incluindo o Brasil.
O estudo* constatou um pequeno aumento no número de mulheres no nível C-suite e Conselho (agora 12% para ambos) e um aumento para 41% na representação de mulheres em profissionais juniores/especialistas (37% em 2021) no Brasil. No entanto, o número para cargos de liderança ainda não recuperou os níveis pré-pandêmicos – 14% de representação de mulheres em cargos de vice-presidente sênior (18% em 2019) e 16% em cargos de vice-presidente (19% em 2019) no mundo. A queda na ocupação destes cargos é ainda maior para profissionais seniores e gerenciais não executivos, e globalmente a porcentagem de mulheres ocupando esses cargos é de 30% - com o Brasil em 29%.
Além disso, menos da metade (45%) das organizações pesquisadas no Brasil relatam que promoveram a inclusão de mulheres em cargos de liderança como uma prioridade nas estratégias de crescimento das empresas – acompanhando a tendência global.
“O estudo mostra que as organizações precisam priorizar formalmente o avanço das mulheres – e todos os grupos historicamente sub-representados – e tomar medidas específicas para desafiar o viés inconsciente\", afirma Stephanie Stolfo, Líder de Diversidade e Inclusão para a IBM América Latina \"Não basta apenas criar programas de diversidade sem colocar em prática políticas de implementação e continuação destas ações. Desafiar barreiras e o pensamento limitante é fundamental para promovermos crescimento social e econômico”.
O estudo também aponta que:
• Otimismo está aumentando, mas não reflete a realidade: entrevistados no Brasil estimam que sua indústria verá a equidade de gênero na liderança em 8 anos ou menos. Mas a realidade é que, no atual ritmo de mudança mostrado na pesquisa, a equidade de gênero ainda está a décadas de distância.
• As habilidades consideradas fundamentais para a liderança também permanecem relacionados ao gênero: entrevistados compartilharam que as habilidades mais importantes para que os homens sejam valorizados como líderes são criatividade e a orientação a resultados, e por serem assertivos, ousados, decisivos e corajosos. Em paralelo, espera-se que as mulheres sejam estratégicas, visionárias e negociadoras habilidosas para serem promovidas a uma posição de liderança no Brasil.
• A pandemia continua a ter um impacto desproporcional para as mulheres: entrevistados em todo o mundo - e no Brasil - classificam o impacto da pandemia como uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas mulheres, reconhecendo o imenso e duradouro impacto que isso causou a elas.
Existe um roteiro para o progresso sustentável com base nas práticas de liderança coletadas na pesquisa, incluindo:
• Reformule a promoção da liderança feminina direcionada aos resultados nos negócios, demonstrando os lucros resultantes da correção da desigualdade de gênero.
• Dê força à sua estratégia e coloque diretrizes e medidas específicas no plano de ações de sua organização, como definir metas mensuráveis para o avanço das mulheres, por exemplo.
• Promova um plano de ações destinado a impulsionar a equidade de gênero em toda a equipe de liderança, indo além do treinamento de conscientização, usando técnicas de aprendizado experimental, interpretação de papéis e mentoria reversa para mudar preconceitos.
• Redesenhe funções na liderança que funcionem para os melhores talentos, por exemplo, limitar os critérios de contratação a um conjunto básico de requisitos neutros em termos de gênero.
*Metodologia
O estudo global, conduzido pelo IBM Institute for Business Value e Chief em cooperação com a Oxford Economics, entrevistou 2.500 executivos, gerentes e profissionais – um número igual de mulheres e homens – de organizações em 12 países e 10 setores. É a continuação de estudos realizados em 2021 e 2019, que pesquisaram entrevistados representando a mesma gama de funções, setores e regiões, para permitir uma análise longitudinal.
Sobre o IBM Institute for Business Value
O IBM Institute for Business Value (IBV), é o “laboratório de ideias” sobre liderança para a IBM, combinando pesquisa global e dados de desempenho com experiência de pensadores do setor e acadêmicos para fornecer insights que tornam os líderes de negócios mais inteligentes. Para saber mais, visite: site IBV.
Sobre Chief
Chief é uma rede privada projetada para as executivas mais poderosas fortalecerem sua liderança, ampliarem sua influência e prepararem o caminho para trazer outras com elas. Lançada em 2019 por Carolyn Childers e Lindsay Kaplan, a missão da Chief é levar mais mulheres ao topo e mantê-las lá. A Chief foi reconhecida como uma das Empresas Mais Inovadoras da Fast Company, e seus diversos membros incluem 20.000 executivas seniores. Saiba mais em site Chief.
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