E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Educacional fornece tecnologia para projeto de alfabetização em unidades prisionais de Palmas
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Imagem: Divulgação / Tribunal de Justiça do Tocantins
Imagem: Divulgação / Tribunal de Justiça do Tocantins

Penitenciárias do município utilizam Mesa Educacional para desenvolver habilidades em projeto piloto idealizado pelo Tribunal de Justiça do Tocantins

Homens e mulheres de duas penitenciárias de Palmas (TO) estão sendo alfabetizados com o uso da tecnologia Mesa Educacional, solução que apoia a alfabetização e desenvolvimento cognitivo, oferecida pelo Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, uma unidade de negócios da Positivo Tecnologia. A solução foi instalada em duas unidades prisionais da capital como parte de um projeto idealizado pelo juiz titular da 4ª Vara Criminal e Execuções Penais da Comarca de Palmas, Allan Martins Ferreira.  

“Para o Educacional essa é uma oportunidade de exercer nossa responsabilidade social, utilizando nossa expertise para promover a educação e a dignidade humana, mesmo em contextos desafiadores como o sistema prisional. Acreditamos que a educação é um dos pilares fundamentais para a redução da reincidência criminal e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, diz Martin Oyanguren, CEO do Educacional.
O foco do projeto, porém, não está apenas na redução dos índices de analfabetismo nas prisões brasileiras – onde cerca de 67% dos detentos são analfabetos, semialfabetizados ou não concluíram o ensino fundamental, de acordo com dados do Senado Federal. Segundo Oyanguren, a iniciativa em questão desempenha um papel fundamental na reintegração social dos detentos ao proporcionar a eles habilidades básicas de leitura e escrita e introduzi-los ao uso da tecnologia no processo de aprendizagem.
Para garantir que o uso da tecnologia atinja seus objetivos pedagógicos, no mês de agosto foram capacitados 13 educadores das duas unidades prisionais. Entre os profissionais estão três pedagogos e dez professores que receberam treinamento específico para utilizar a Mesa Educacional no processo de ensino. Essa etapa foi importante para adaptar o conteúdo pedagógico às necessidades dos detentos, promovendo um ambiente de aprendizagem mais eficiente e envolvente. Neste primeiro momento, as aulas contam com oito alunas na unidade feminina e 20 matriculados na turma masculina de alfabetização em aulas diárias de segunda a quinta, em parceria com a SEDUC.
O projeto iniciado nas prisões de Palmas tem potencial para ser expandido. “As Mesas Educacionais têm uma grande durabilidade e eficiência que podem possibilitar benefícios aos detentos atuais, mas também poderá ser expandido para novas unidades prisionais no futuro”, conclui o CEO.
A Mesa Educacional é uma solução adaptada para a inclusão que conta com recursos de acessibilidade, como blocos com letras e etiquetas em Braille, datilologia, sintetizador de voz, animações em Libras, regulagem de altura e recurso de lupa. É composta por um monitor, blocos coloridos, painel eletrônico, cartões ilustrados, guia de atividades, livro complementar para exercícios.
Com uma abordagem pedagógica diferenciada, lúdica e direcionada para promover a alfabetização e o letramento, cada Mesa pode ser utilizada por até seis estudantes de forma a contribuir no processo de alfabetização daqueles que possuem alguma dificuldade ou necessidade especial.

Mais informações sobre o Educacional podem ser obtidas no site do Educacional.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Educação  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Leandro Teles  
Contato: Leandro Teles  
Telefone: 11-998235877-11

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.