E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




ANIP apoia campanha Maio Amarelo 2024 e reforça dicas para um trânsito mais seguro
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

      

ANIP apoia campanha Maio Amarelo 2024 e reforça dicas para um trânsito mais seguro

  

11ª edição do movimento abordará atitudes fundamentais para garantir a segurança e harmonia na mobilidade

       

A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) apoia a 11ª edição do Movimento Maio Amarelo. A campanha criada neste ano pelo Observatório Nacional de Segurança Viária tem como tema “Paz no trânsito começa por você”. Durante todo o mês serão realizadas ações de conscientização social para evidenciar a importância da redução de acidentes e mortes no trânsito, garantindo mais segurança e harmonia na mobilidade.

   

Dados do Sistema de Informações de Mortes (SIM) do DataSus (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde) mostram que os óbitos anuais no trânsito brasileiro apontaram alta de 0,24% em 2022, com 33.894 mortes registradas, acréscimo de 81 vítimas em relação a 2021. Para ajudar a reduzir essa estatística, a ANIP selecionou algumas dicas para promover um trânsito mais seguro.  Veja abaixo seis delas para se locomover com segurança:  



Pneus – Para garantir a mobilidade segura, verifique periodicamente as condições dos desgastes dos pneus por meio do indicador TWI, saliência de borracha localizada na banda de rodagem do produto. Lembre-se de sempre calibrar os pneus semanalmente, com a pressão indicada pelo fabricante no manual do veículo.





Respeito às leis de trânsito – A maioria dos acidentes são provocados por atitudes irresponsáveis, como ingerir bebida alcoólica antes de dirigir, ultrapassar o limite de velocidade da via ou desrespeitar a sinalização adequada. Respeitar as leis de trânsito também garante economia no bolso, já que o não cumprimento das medidas pode gerar multas e a suspensão do direito de dirigir.



Níveis do óleo do motor e líquido de arrefecimento – Uma das melhores maneiras de prevenir acidentes é certificar que o veículo está em boas condições. Verifique periodicamente os níveis do óleo de motor e líquido de arrefecimento.

Celular e direção não combinam – O uso do celular na direção é um dos principais motivos dos acidentes de trânsito. Além de colocar em risco a vida, quem realiza essa prática comete uma infração gravíssima, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O motorista pode pagar multa de R$ 243,47 e ganhar sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.



Motociclista, utiliza o capacete! – Fabricado especialmente para proteger os motociclistas e evitar complicações em casos de quedas, o capacete é um item de uso obrigatório, segundo o CTB. Mesmo para as motos de baixa cilindrada, é necessária a utilização do equipamento, sempre com o selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).



Condições climáticas, físicas e mentais – Evite dirigir ou pilotar diante de condições adversas, sejam fenômenos naturais, físicos ou mentais. Redobre a atenção em dias chuvosos e nublados e não transite com sono ou sem se alimentar.


Sobre a ANIP    



Fundada em 1960, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, que compreende 11 empresas e 22 fábricas instaladas no Brasil. O setor emprega diretamente mais de 30,2 mil pessoas, e se considerado toda a cadeia, cerca de 849,5 mil pessoas de forma indireta.    

    

A ANIP trabalha no Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis desde 1999 e em 2007 as fabricantes nacionais de pneus criaram a Reciclanip, entidade voltada exclusivamente para a realização deste trabalho no país. A Reciclanip é uma referência mundial em logística reversa, sendo a maior da América Latina no setor de pneus, atendendo mais de 1.000 pontos de coleta distribuídos por todo o país.    

    

Mais informações para a imprensa    

    

Claudio Sá (claudio.sa@conteudonet.com) – 11 99945-7005    

Ricardo Morato (ricardo.morato@conteudonet.com – 11 98799-5868    

Carol Freitas (carol.feitas@conteudonet.com) – 11 99196-3890     

   

  



Editorias: Automóveis e Automotores  Cultura e Lazer  Economia  Serviços  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Vinicius Pereira  
Contato: Vinicius Pereira Santos  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.