São Paulo, março de 2023 - Com a constante mudança de hábitos dos consumidores, encontrar soluções digitais para se aproximar deles é uma das prioridades das empresas na atualidade. O WhatsApp Business, lançado em 2018, é um dos canais que mais vêm sendo utilizados para tornar a comunicação com os consumidores mais fluida, eficiente e ágil. Contando com mais de 2,5 bilhões de usuários ativos na plataforma, o aplicativo de mensagens instantâneas possibilita inúmeras oportunidades para alavancar os negócios, principalmente, na área de vendas e sucesso do cliente.
“Os consumidores estão forçando as companhias a se adaptarem às necessidades e às preferências deles para obterem resultados melhores. Com a adoção de uma estratégia customer centric, em que o cliente é colocado no centro de tudo, as marcas constroem experiências de compra encantadoras, gerando conexões genuínas com o público de interesse. O cliente fica satisfeito, e a empresa também, porque o retorno financeiro é significativo”, explica Luca Bazuro, Chief Revenue Officer da Zenvia, plataforma de experiência do cliente.
Segundo pesquisa da consultoria Accenture, 83% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para fazer compras — 37% deles consomem produtos de grandes empresas e 64% de pequenas. Esses dados têm estimulado as companhias a apostarem no canal para lucrar mais. Entretanto, os benefícios não se limitam apenas ao aumento das vendas. O uso do WhatsApp integrado a uma plataforma multicanal — em que canais de comunicação distintos são utilizados — torna o recurso ainda mais poderoso em termos de customer experience.
Tratando-se da jornada do consumidor, o WhatsApp Business pode ser usado para diferentes abordagens, como apresentação de produto, prospecção de novos clientes, negociação e fechamento de acordos, encaminhamento de propostas e informações; além da qualificação de contatos. Outro benefício é atender o cliente na sua forma preferida, seja ela por áudio, texto ou até mesmo envio de imagens e vídeos referentes a produtos ou serviços que deseja.
A Zenvia, plataforma de experiência do cliente, revela quanto vantagens do uso do canal:
1. Perfil comercial: o WhatsApp Business permite que a empresa acrescente informações, como nome, endereço, horário de funcionamento, categoria, descrição, e-mail e site. Essas informações são essenciais para o cliente que está entrando em contato com a companhia pela primeira vez.
2. Canal exclusivo de comunicação: a centralização do atendimento em um número é importante para evitar que os colaboradores utilizem suas contas pessoais para atender clientes. Dessa forma, também é possível gerenciar e acompanhar o fluxo de contatos, possibilitando o monitoramento da comunicação entre a empresa e os consumidores.
3. Catálogo de produtos: o canal permite que as companhias insiram até 500 itens no catálogo. Essa função permite que os clientes avaliem os produtos ou serviços disponíveis, facilitando a interação com a empresa. Além disso, o consumidor pode enviar mensagens para esclarecer dúvidas sobre o conteúdo e, ainda, compartilhar com sua lista de contatos, ampliando a visibilidade da companhia.
4. Número verificado: com tantos golpes cibernéticos acontecendo ultimamente, possuir um número verificado repassa credibilidade ao consumidor. Ao clicar no perfil verificado, um tique cinza confirma que aquele número é correspondente ao telefone da empresa.
Sobre a ZENVIA
Com atuação em toda a América Latina e quase 14 mil clientes, a ZENVIA é movida pelo propósito de criar um novo mundo de experiências, por meio de uma plataforma que empodera as empresas na criação de experiências únicas para seus clientes. No Mundo ZENVIA, acreditamos que a evolução tecnológica e a experiência humana, combinadas, são capazes de unificar toda a jornada do consumidor. Para saber mais, acesse o nosso site e confira os nossos perfis no LinkedIn, Facebook, Instagram, YouTube e Twitter.