São Paulo, outubro de 2022 – Não é novidade que, para aproveitar todo o potencial da Black Friday, as empresas devem se preparar com antecedência. Considerada uma das datas mais importantes para o varejo, as ofertas, principalmente daqueles produtos que estão na lista de desejos há tempos, saltam aos olhos dos consumidores. Há uma disputa acirrada pela atenção deles nesse período e, por isso, o planejamento é um item fundamental para atrair, bem como encantar e fidelizar.
Cada vez mais exigente, o consumidor busca os melhores preços, mas também as melhores experiências. Se for bem atendido pela empresa, a chance de voltar a comprar é grande. Mas, se for mal atendido, ele vai compartilhar com sua rede de amigos e familiares, gerando má reputação para a marca. Dessa forma, a companhia deve pensar em maneiras de atender às necessidades dos clientes, conhecendo-os bem e acompanhando sua jornada de compra de ponta a ponta: desde o primeiro acesso ao site, cadastramento, pagamento, fechamento da compra, pós-venda, entre outros.
Durante a primeira edição do Mundo Zenvia, realizada no dia 6, cerca de 180 pessoas do auditório participaram de uma enquete sobre experiência do cliente. Quando questionadas sobre o que mais chama a atenção a hora de fazer um negócio com uma empresa, 61% responderam que o excelente atendimento e o pós-venda são primordiais; 33% disseram que o entendimento do perfil do cliente e mantê-lo na linha do sucesso fazem a diferença e 3% assinalaram que o cuidado e atenção nas campanhas de marketing são fatores decisivos.
Esses resultados comprovam a importância de as empresas elaborarem um plano assertivo para a data, a fim de oferecer um atendimento de excelência ao público-alvo e, consequentemente, lucrarem mais. O planejamento estratégico é uma ferramenta que envolve a organização e o estabelecimento de táticas para o alcance de objetivos determinados. Abrange desde a definição de metas até a tomada de decisões e colocar em prática ações que visam atingir o que foi proposto.
Na Black Friday, ter uma boa estratégia é essencial. Por isso, o planejamento ajudará a empresa a determinar metas claras e traçar ações eficientes, com um passo a passo a ser seguido para alcançá-las com sucesso. Para auxiliar as companhias nesse processo, a Zenvia lista quatro dicas:
1. Conheça sua empresa – faça uma análise a fundo de quais são os pontos fracos e fortes da empresa e determine também a sua vantagem competitiva em relação aos concorrentes.
2. Conheça seu público – determinando a persona de seu negócio, ficará mais fácil planejar ações estratégicas focadas nela, atingindo de forma mais certeira o seu público-alvo.
3. Defina objetivos – determine quais são os resultados que você espera alcançar na data e, com base nesse objetivo, trace metas para atingi-lo.
4. Crie um plano de ação – por fim, agora que a empresa já tem uma melhor visão de seus processos e do seu público, é hora de partir para a ação, estabelecendo cronogramas, designando a equipe responsável e segmentando as ações a serem postas em prática.
Sobre a Zenvia
Com atuação em toda a América Latina e mais de 14 mil clientes, a Zenvia é movida pelo propósito de criar um novo mundo de experiências, por meio de uma plataforma que empodera as empresas na criação de experiências únicas de comunicação para seus clientes. No Mundo Zenvia, acreditamos que a evolução tecnológica e a experiência humana, combinadas, são capazes de unificar a comunicação em toda a jornada do consumidor e nos canais de sua preferência. Para saber mais, acesse o e confira os nossos perfis no LinkedIn, Facebook, Instagram, YouTube e Twitter.
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