A telefonia móvel atingiu 139,3 milhões de linhas no México durante o segundo trimestre de 2023, de acordo com dados da The CIU.
São Paulo, 03 de outubro de 2023 - O mercado de serviços de telecomunicações móveis no México encontra-se em uma fase de maturidade, considerando as últimas estatísticas correspondentes ao segundo semestre de 2023 fornecidas pela The Competitive Intelligence Unit (The CIU) e compiladas em uma infografia elaborada pela 5G Americas. O número de linhas celulares chegou a 139,3 milhões, apresentando um crescimento anual de 4,2 por cento.
Com base nesses dados, a penetração do serviço na população total atingiu 110,7 por cento. Durante o período de abril a junho deste ano, apenas 367.000 novas linhas foram adicionadas. De acordo com a The CIU, o crescimento em termos de linhas tem sido impulsionado pela adoção de segundas linhas.
Enquanto isso, as modalidades de contratação apresentam pouca variação nos últimos anos. No segundo trimestre de 2023, 17,5 por cento das linhas móveis eram da categoria pós-paga, enquanto os restantes 82,5 por cento permanecem sendo pré-pagas. As linhas pós-pagas aumentaram apenas 0,1 ponto percentual desde o mesmo período no ano anterior.
Embora o crescimento do total de linhas e da modalidade pós-paga tende a desacelerar, o consumo de dados continua aumentando consideravelmente. O tráfego médio de dados ficou em 6.276 MB mensais no segundo semestre de 2023, evidenciando um aumento anual de 14,5 por cento. Por outro lado, os minutos de chamada de voz diminuíram 8,7 por cento, para 387 minutos mensais. A queda nas mensagens de texto foi ainda mais drástica, com apenas 8 SMS mensais em média, um decréscimo de 27,3 por cento em relação ao ano anterior.
Essas tendências nos hábitos de consumo estão relacionadas à migração para redes de nova geração 4G e 5G, bem como ao aumento da utilização da banda larga móvel para diversos fins e atividades, como música, jogos e educação, de acordo com a The CIU.
Link para download do infográfico: https://buff.ly/3ZDdzsI