|
Créditos: Lumax |
A peça “Dengue - O Fim da Picada e da Água Parada” acontece nos dias 18, 19, 20 e 21 de setembro em instituições públicas de Goiânia (GO). O espetáculo gratuito, que conta com intérprete de Libras, busca ensinar os participantes a cuidarem dos locais focos do mosquito e a contribuírem com a sociedade. A programação completa com horários e locais pode ser encontrada abaixo.
O espetáculo conta a história de Seu Zé, um humano descuidado, que tem a mania de acumular objetos trazidos das ruas. Com o quintal lotado e semanas após uma grande chuva, Seu Zé recebe a visita de um agente de saúde para fiscalizar o terreno. Infelizmente, o senhor estava dormindo, e o agente deixou uma carta com instruções de como armazenar de forma correta os objetos de seu quintal.
Enquanto isso, no quintal do seu Zé, as Mosquitas percebem e imediatamente interrompem a festa que elas estavam promovendo no quintal, onde comemoravam o descuido dos seres humanos. Será que Seu Zé será picado pelas Mosquitas?
A dengue, a chikungunya e a zika são doenças virais transmitidas por mosquitos. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil ultrapassou 1 milhão de casos de dengue em 2023. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a prevenção dessas doenças deve envolver a família e toda a comunidade, por isso projetos como “Dengue: O Fim da Picada e da Água Parada” ajudam a conscientizar as crianças desde cedo, contribuindo com a diminuição de casos.
Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Dengue - O Fim da Picada e da Água Parada” tem a produção da Lumax Produções, com patrocínio do Instituto Saga e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
“O projeto olha para esta realidade e aposta nas crianças como agentes mobilizadores em suas comunidades. Como sempre, investimos na cultura para passar uma mensagem de transformação, para as crianças e adolescentes em vulnerabilidade social”, comenta Luiz Sérgio de Oliveira Maia, Diretor do Instituto Saga.
Sobre o Instituto Saga: O Instituto Saga tem o objetivo de promover, fomentar e difundir a educação sustentável. Em busca do desenvolvimento humano. Acreditamos no poder transformador das pessoas em mudar o rumo de suas comunidades, através de projetos de impacto sociocultural de educação para comunidades.
Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).
Serviço:
“Dengue: O Fim da Picada e da Água Parada” em Goiânia (GO)
Datas, horários e locais:
18/09 – 10h00 e 14h00
Associação Beija Flor
Rua A-4, S/N - Quadra 28, Lote Aérea, APM 13 - Bairro da Vitória - Goiânia, GO
19/09 – 09h00 e 14h00
Associação Mahatma Gandhi - Instituto Santa Teresinha do Menino Jesus
Rua Jovino Borges N° 649, Quadra Área Lote APM- 6ª -Res. Vale do Araguaia - Goiânia, GO
20/09 – 09h30 e 15h30
Escola Municipal “Dona Angelina Pucci Limongi”
Rua 07, 450 - Quadras 50/51 - Goiânia
21/09 – 10h00 e 14h00
Centro de Orientação Reabilitação e Assistência ao Encefalopata
AV T 3, 114 - Setor Bueno - Goiânia, GO