Curitiba recebe IV Mostra Paraná de Teatro de Bonecos

Curitiba será a capital da arte bonequeira. Vem aí a IV Mostra Paraná de Teatro de Bonecos, de 22 de agosto a 4 de setembro com 19 espetáculos, um coletivo de teatro lambe lambe e dez oficinas gratuitas que levarão ao público o teatro de bonecos e suas diversas técnicas de manipulação.

A abertura oficial da IV Mostra acontece na sexta-feira (26/08), às 20h, no Solar da Cultura com o espetáculo As Infindáveis Versões do Capuchinho e do Lobo Mau, da Cia Caçuarte.

Realizada pela Associação Paranaense de Teatro de Bonecos (APRTB), a IV Mostra terá 15 dias de duração com mais de 50 ações culturais distribuídas nas dez regionais da Fundação Cultural de Curitiba (FCC): regional Matriz, Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Pinheirinho, Portão, Santa Felicidade e Tatuquara. Os espetáculos são abertos ao público e a programação pode ser consultada através do site http://www.aprtb.com.br/.

De acordo com Élcio Di Trento, coordenador e diretor de produção da mostra, o projeto permite a descentralização das ações culturais, proporcionando a democratização de acesso à arte do teatro de bonecos, multiplicando conhecimento através das oficinas.

“No total, teremos a realização de 50 ações acontecendo em vários pontos da cidade, para vários grupos de pessoas diferentes que terão acesso a arte e conhecimento. Este projeto, além de oferecer a possibilidade da difusão dos espetáculos e formação através das oficinas, é uma forma de fortalecer a linguagem e formar plateias”, defende o diretor.

Bonecos na rua
O primeiro final de semana haverá muitas opções de apresentações, mas o destaque fica por conta dos desfiles. No sábado (27/08), um cortejo colorido com bonecos de variados tamanhos e linguagens teatrais ganharão as ruas de Curitiba a partir das 9 horas, saindo do Correio velho, ao lado do prédio da Universidade Federal do Paraná para percorrer toda a rua XV de Novembro até a Boca Maldita, onde haverá o espetáculo El panadero y el diablo, às 11 horas. A praça Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho, recebe a peça às 15h.

O desfile se repete no domingo (28/08), desta vez saindo do Teatro Universitário de Curitiba (TUC) (Travessa Nestor de Castro, s/nº, Gal. Júlio Moreira – Centro), para enfeitar ainda mais a Feirinha do Largo da Ordem e chegar às Ruinas do São Francisco, palco para a apresentação do espetáculo Na lona com gengibre, pimenta e linguiça, da Ânima Produções, às 11h. A apresentação acontece também às 15h no Parque Náutico, no Boqueirão.

Durante a semana, as apresentações e oficinas serão direcionadas para ONGS, associações, escolas e comunidade em geral.

Lambe Lambe no último final de semana
Para encerrar a IV Mostra Paraná de Teatro de Bonecos, a programação do último final de semana (03 e 04/09) também terá espetáculos de teatro lambe lambe. Conhecido também como teatro de miniaturas, acontece dentro de uma caixa pela qual um espectador por vez espia o espetáculo, de curta duração, através de um buraco. Na IV Mostra, sete caixas de histórias vão trazer narrativas diversas com bonecos, objetos e sombras, de técnicas híbridas do teatro de bonecos.

As apresentações do coletivo serão realizadas no sábado (03/09) às 11h, no Parque Iberê, no Campo do Santana, regional Tatuquara e no domingo (04/09), às 11 horas, no Parque Lago Azul, Umbará, regional Bairro Novo. Também haverá espetáculos de bonecos durante a manhã e a tarde em ruas, parques e praças espalhadas por Curitiba (consulte a programação http://www.aprtb.com.br/.

Oficinas
A IV Mostra Paraná de Teatro de Bonecos elaborou dez oficinas voltadas à linguagem do teatro de bonecos. Com oito horas aula cada uma, variados temas serão ministradas gratuitamente para interessados na arte dos bonecos.
Para Inecê Gomes, presidenta da APRTB, as oficinas são um componente essencial dentro do projeto capaz de estimular a curiosidade sobre a arte de bonecos e despertar a criatividade artística.

\"As oficinas sempre fizeram parte das Mostras e Festivais, pois é um dos objetivos da associação além do entretenimento e difusão: o compromisso com o aperfeiçoamento e a formação de novos talentos da arte bonequeira\", assegura.
Os conteúdos trabalhados navegam por temas diversos como micro dramaturgia, teatro de sombras, formas animadas, dramaturgia para primeira infância, expressividade por meio do teatro de bonecos, ventriloquia, oficina de teatro de bonecos de luva, expressão com as mãos e animação corporal.

Sobre a APRTB
Fundada em 1985, a Associação Paranaense de Teatro de Bonecos (APRTB) desenvolve a arte do Teatro de Bonecos no Paraná por meio da difusão, produção cultural e formação desta arte milenar. Tem por finalidade realizar, resgatar, preservar, proteger, fomentar, incentivar, identificar, registrar, pesquisar, valorizar e promover a Arte do Boneco no Paraná e no Brasil, como patrimônio cultural, em todas as suas manifestações.

O que: IV Mostra Paraná de Teatro de Bonecos
Quando: de 22 de agosto a 04 de setembro
Onde: Dez regionais de Curitiba
Programação: http://www.aprtb.com.br/mostradeteatro