Bureau veritas desenvolve metodologia para geração de crédito de carbono em projetos de manejo florestal sustentável
...

Ferramenta implementada pela Canopée Gestão Ambiental em fazendas de reflorestamento no Acre atende à demanda por projetos de compensação de emissão de Gases de Efeito Estufa

São Paulo, junho de 2022 – O Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), desenvolve metodologia para a geração de créditos de carbono a partir de projetos de manejo florestal sustentável, atendendo à alta demanda por programas de compensação de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), reforçada pelo Acordo de Paris. A ferramenta foi inaugurada pela Canopée Gestão Ambiental, empresa focada no desenvolvimento social e ambiental com uso da tecnologia, em seus projetos florestais e agrícolas conduzidos no Acre, que devem acumular, inicialmente, um estoque de 2 milhões de toneladas de CO2 equivalente até 2030.

“Com foco no desenvolvimento sustentável e quase 200 anos de expertise em testes, inspeções e certificações, o Bureau Veritas é pioneiro em soluções em Sustentabilidade e ESG e neste projeto não foi diferente, pois traz uma metodologia própria e inédita no país. O Brasil possui enorme potencial para a geração de créditos associada à Agricultura, Florestas e outros usos do solo. Por isso, desenvolvemos uma metodologia adaptada ao mercado nacional de serviços ambientais e às características únicas dos biomas brasileiros”, afirma Andressa Lisboa, diretora de Certificação e Auditoria do Bureau Veritas.

“Somos uma climatech, 100% brasileira, que nasceu do desejo de colocar em evidência e potencializar o que há de melhor no Brasil. Acreditamos que a credibilidade é consequência da conduta adotada e o histórico do Bureau Veritas é a nossa garantia de que fizemos a escolha certa para cumprir a nossa missão de construir um futuro melhor, socialmente e ambientalmente, para as próximas gerações”, Jean-Pierre Cantaux, CEO da Canopée Ambiental.

A metodologia desenvolvida pelo Bureau Veritas implementa parâmetros e fronteiras para diminuição de emissões, análise histórica e quantificação de alteração do uso do solo na região de referência, estimativa de estoque e emissões de carbono e suas alterações com o tempo. O processo é aplicável a uma ampla gama de configurações de desmatamento não planejado e usos do solo de linha de base, como exploração madeireira, coleta de lenha, produção de carvão vegetal, agricultura e pastagem. Além de fomentar o desenvolvimento de mais projetos de compensação de GEE, a ferramenta facilita a verificação de Unidades de Carbono para emissão de créditos, garantindo ao mercado transparência e conformidade às normas globais.

A iniciativa viabilizou um protocolo de auditoria e certificação customizado para a Canopée Gestão Ambiental emitir créditos de carbono provenientes de duas fazendas de mata nativa em Sena Madureira, no Acre. Juntas, as primeiras áreas da empresa somam 8 155 hectares e, entre 2005 e 2021, já evitaram a emissão do equivalente a mais de 1 milhão de toneladas de CO2, projetando acumular 2 milhões de toneladas de CO2eq até 2030. O Bureau Veritas também é responsável pelo monitoramento dos indicadores ambientais, socioeconômicos, desmatamento e redução das emissões de GEE previstos em projetos REDD+, instrumento da ONU para recompensar financeiramente os resultados relacionados à recuperação e conservação de florestas. O Grupo realiza ainda auditorias trimestrais para assegurar os investimentos em projetos e manutenção dos ativos e demonstrar os benefícios na compensação de carbono, mitigando danos sociais ou ambientais.

A metodologia desenvolvida pelo Bureau Veritas está alinhada ao Programa Nacional de Pagamento de Serviços Ambientais (Floresta +) e aos principais padrões estabelecidos mundialmente, como o Voluntary Carbon Standard (VCS), American Carbon Registry Forest Project Standard, NBR ISO 14 064 e Social Carbon.

Sobre o Grupo Bureau Veritas

Com receita global de 4,9 bilhões de euros, o Bureau Veritas é líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC). Fundado em 1828, o Grupo está presente em 140 países, atendendo mais de 400 mil clientes. São 80 mil colaboradores localizados em mais de 1.600 escritórios e laboratórios pelo mundo, sendo 5 mil profissionais no Brasil. O Bureau Veritas oferece um portfólio completo de serviços e soluções inovadoras para garantir que ativos, produtos, infraestrutura e processos atendam aos padrões e regulamentações de qualidade, saúde e segurança, proteção ambiental e responsabilidade social

Editorias: Ecologia e Meio ambiente  Economia  Negócios  Serviços
Empresa: Mariana Buccieri