E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




4 Dicas de plantas para presentear neste Dia das Mães
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Dicas de plantas: violeta, rosa de pedra, orquídea, pimenta - divulgação
Dicas de plantas: violeta, rosa de pedra, orquídea, pimenta - divulgação

Para todos os tipos de personalidade e ambientes, as plantas e flores são ótimas opções para demonstrar carinho nesta data tão especial

Dizem que mãe é tudo igual, mas a verdade é que cada uma tem a sua personalidade. Com a aproximação do Dia das Mães há algo também em comum entre os filhos, a preocupação em não errar na escolha do presente. As opções são diversas, mas as flores costumam estar entre as mais escolhidas para presenteá-las. Com uma variedade de espécies, tamanhos, cores, cheiros e particularidades, a dica é escolher aquela que mais combine e se enquadre no estilo de vida de cada mãe.

O Engenheiro Agrônomo da Forth Jardim, Marcos Feliciano, relembra que não é de hoje que as flores estão entre as formas mais populares de se presentear.

“As flores sempre foram algo que remete a carinho, cuidado, uma forma de homenagear e demonstrar afeto. É comum você dar um buque de flores em um pedido de casamento, em um aniversário ou quando a pessoa tem uma conquista. O que vem mudando, no entanto, é a forma de dar esse presente, já que é cada vez mais comum que a preferência seja por vaso de plantas, que você pode cuidar, cultivar e fazer com que dure por muito mais tempo do que um buque, que tem prazo de validade determinado”.
Marcos ainda reforça o quanto o hábito de ter plantas em casa tem crescido entre a população brasileira e diversas pesquisas comprovam os benefícios que os ambientes mais verdes podem oferecer à saúde daqueles que convivem no local. Além disso, para quem acha que pode ser um “presente de grego”, dando muito trabalho para manter todos os cuidados em dia, o profissional garante que é mais fácil do que se pensa, podendo inclusive virar um novo hobby.

“As plantas são como nós, para viver bem dependem do ambiente adequado, da alimentação correta, dos cuidados básicos para manter a saúde em dia, que no caso das plantas é a quantidade de água e de luz adequada, o controle das pragas e doenças. E se tudo isso tiver sobre controle ela vai continuar se desenvolvendo e irá devolver para o seu “cuidador” beleza visual e bem-estar como forma de gratidão”, completa o engenheiro agrônomo.

E para fazer a escolha da espécie ideal para presentear cada tipo de mãe, o especialista separou algumas dicas:

Violeta
Populares, com flores pequenas e delicadas, de diversas opções de cores, inclusive bicolores, as violetas costumam ser uma escolha onde não há erros, agradando muitas mães, independente de qual seja sua personalidade. Outra vantagem é que se trata de uma espécie que pode ser encontrada o ano inteiro e, por ser de pequeno porte, também se adequa a qualquer ambiente, desde um apartamento até um local com mais espaço.
Iluminação e Temperatura: necessitam de uma iluminação indireta (meia sombra). Não toleram frio intenso, temperaturas abaixo de 10° C podem comprometer o seu desenvolvimento.
Rega: pelo menos duas ou três vezes por semana, molhando bem o substrato e certificando que ele ficou bem úmido. Se você perceber que na próxima rega o substrato apresenta uma boa umidade, espere mais um dia para regar. As violetas são plantas que gostam de umidade do solo, mas não toleram encharcamento. Se exagerar na água e ela ficar acumulada, vai apodrecer a planta.
Cuidados Adicionais: para um pleno desenvolvimento de sua planta e uma farta florada recomenda-se o uso do fertilizante FORTH Violetas, que é um alimento completo que garante todos os macro e micronutrientes que ela necessita para se desenvolver.
O florescimento pleno das violetas também depende da quantidade de luz que ela está recebendo. Portanto, se as flores não estiverem nascendo, o recomendado é que você a mude de lugar para receber a quantidade certa de iluminação indireta.

Rosa de Pedra
Para as mães mais modernas que acompanham as tendências e gostam de investir na decoração, as suculentas andam em alta. A rosa de pedra, também conhecida como echevéria, é uma das espécies de suculentas mais conhecidas entre os brasileiros. Com folhas espessas em formato de roseta, podem ter colorações diversas, que vão desde o verde até o rosa. A espécie é ideal para o cultivo em jardins de pedra e pode também ser cultivada em pequenos vasos. Muitos estilos decorativos sugerem o uso delas em conjunto com cactos e demais espécies de suculentas.
Iluminação e Temperatura: as plantas devem ser cultivadas a pleno sol e é ideal para climas mais quentes.
Rega: é importante lembrar que estas plantas são verdadeiros reservatórios de água, mas isso não quer dizer que elas não precisam ser regadas com certa frequência. De modo geral a dica é realizar a rega quando a terra começar a secar. Sempre regue com cuidado diretamente no solo ao redor dela, pois se houver acúmulo de água parada em suas estruturas pode causar apodrecimento ou a planta irá começar a amarelar com o tempo e favorecer o aparecimento de fungos.
Cuidados Adicionais: as adubações são muito importantes para que sua planta cresça saudável. Se você já tem uma suculenta plantada, utilize o adubo FORTH Suculentas, ele contém NPK + Micronutrientes. Sua dosagem é de 5 ml por litro de água, aplicando a cada 15 dias.

Orquídea
No caso das mães que já possuem mais familiaridade com o cultivo de plantas, as orquídeas podem ser uma boa opção. Já é possível inclusive encontrar uma grande comunidade de colecionadores da espécie. Ela pode ser cultivada dentro de casa, sem necessitar de grandes espaços, mas também é comum na composição de jardins e algumas de suas variações podem até ser fixadas em troncos de árvores. As orquídeas têm um ciclo de desenvolvimento formado por três fases: crescimento, vegetativa e reprodutiva, por isso a sua flor aparece apenas em algumas épocas do ano. Muitas vezes a floração depende de variação de temperatura, dias frios seguidos de dias quentes ajudam a espécie a formar suas flores.
Iluminação e Temperatura: a exposição à luz solar direta pode causar queimaduras nas folhas da maioria das orquídeas. O tipo de iluminação mais recomendada é a de 50% a 70% de sombra. A maioria delas toleram variações de temperatura entre 10 a 40 ºC, mas a temperatura ideal fica em torno dos 25 graus.
Rega: é importante destacar que as orquídeas não gostam de excesso de água, porém o inverso também é prejudicial. Ambos os extremos, podem fazer a planta passar por um estresse hídrico que vai afetar negativamente seu desenvolvimento. Regue ao menos uma vez por semana (se a região for muito quente, regue duas vezes). Caso a planta esteja em um cachepô verifique sempre se não tem água empoçada, pois isso pode causar o apodrecimento das raízes.
Cuidados Adicionais: Na fase de floração a orquídea gasta bastante energia, por isso precisa de muitos nutrientes. Para esta fase é recomendado o FORTH Orquídeas Floração, que conta com 11 nutrientes que permitem que ela desenvolva ao máximo todo o seu potencial genético. Ele deve ser aplicado sobre as folhas e, se preferir, sobre o substrato, nunca sobre as flores, pois esta parte da planta é muito sensível e a frequência de sua aplicação é a cada 15 dias.

Já na fase vegetativa sua orquídea perderá as flores e começará a juntar energia para uma próxima florada, por isso é recomendado o FORTH Orquídeas Manutenção. Como o próprio nome indica, este produto realiza a manutenção nutricional da planta durante este período de reposição de energia. Assim que a planta começar a emitir uma nova haste floral, deve-se voltar a utilizar o FORTH Orquídeas Floração.

E se ganhou mudinhas de orquídea utilize o FORTH Orquídeas Crescimento, que vai fazer com que elas cresçam mais rápido e chegue a fase adulta mais cedo.

Pimenta
Se a sua mãe é mais supersticiosa, ou ainda se é daquelas ligadas à cozinha, que não despensa um bom tempero, presenteá-la com um pé de pimenta é uma boa dica de presente. Além de saborosa as pimentas são lindas e tem o seu valor ornamental. Por serem plantas de produção mais voltada para estação do verão, durante o inverno elas podem diminuir a produção de frutos. Durante a colheita, você pode colher frutos verdes se apreciar um sabor mais suave ou deixá-las nas plantas até ficarem vermelhas, quando o sabor é mais forte e quente. Pode ser cultivada desde canteiros e jardins até vasos. Algumas espécies inclusive, como a Malagueta, conseguem se desenvolvem bem em vasos.
Iluminação e Temperatura: precisam ser cultivadas em local bem ensolarado, garantindo pelo menos 4 horas de sol direto nela.
Rega: a rega pode ser realizar todos os dias para regiões quentes ou 3 a 4 vezes na semana para regiões com clima mais amenos e úmidos. Na dúvida, sempre que o substrato já estiver seco na camada superficial de 5 cm é bom regar para repor a água no solo.
Cuidados Adicionais: São plantas que necessitam de um solo drenante e aerado que garanta uma umidade sem encharcamento para um bom desenvolvimento dos frutos. Neste caso pode utilizar o FORTH Substrato Hortaliças puro ou misturado a uma terra que já tenha em casa.
Na manutenção das pimentas é muito importante não descuidar da adubação, pois são plantas que requerem uma boa nutrição para produzir com abundância. Neste caso a dica é o fertilizante FORTH Hortaliças farelado, caso prefira efetuar aplicações via solo, na dosagem de 1 colher de café a cada 15 dias, enquanto a planta estiver na fase de muda. Conforme ela for crescendo, a dose vai aumentando até chegar no máximo de 6 colheres de café por planta. Mas caso prefira fazer uma adubação direto na folha e/ou com um fertilizante de irrigação, pode-se utilizar o FORTH Hortaliças versão líquida, dosagem de 5ml por litro de água, regando conforme o tamanho do vaso e/ou pulverizar as folhas a cada 15 dias.

Sobre a Forth Jardim
A Forth Jardim é uma empresa especializada no cuidado com as plantas, focada principalmente no segmento de Home & Garden e oferece soluções para finalidades específicas. Atuando há 23 anos, a marca é hoje uma das líderes de mercado e contribui de forma ativa para o crescimento do setor. A empresa conta com uma fábrica própria localizada na cidade de Cerquilho (SP), possui mais de 90 colaboradores e está presente em mais de 5.000 pontos de vendas em todo o Brasil. Em 2020, impulsionada principalmente pelo aumento do número de pessoas que passaram a se interessar em cultivar plantas em casa, a empresa aumentou o faturamento em 50% e mantém crescimento médio de 20% ao ano.

Editorias: Construção e Arquitetura  Cultura e Lazer  Ecologia e Meio ambiente  Feminina  Negócios  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Érica Brito Silva  
Contato: Érica Brito  
Telefone: 11--

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.