Neste mês do meio ambiente, Programa pioneiro em reciclagem de esponjas domésticas completa 8 anos

Escolas, empresas, comércios em geral, condomínios e outros podem se inscrever para ser um dos pontos de coleta do Programa, com incentivo em dinheiro para instituições sociais

Você sabia que suas esponjas de uso doméstico podem, e devem, ser recicladas? E que há 8 anos existe um programa de alcance nacional para a reciclagem destes produtos, evitando que sejam destinados a lixões e aterros sanitários? Pensando em oferecer ações efetivas, a Scotch-Brite, marca de produtos de limpeza da 3M, uniu-se à TerraCycle, empresa líder global em soluções para resíduos de difícil reciclabilidade, para criar um programa de reciclagem de esponjas de limpeza de uso doméstico de qualquer marca.

Iniciado em junho de 2014 no Brasil, foi a primeira iniciativa no mundo a desenvolver um programa voltado à logística reversa e reciclagem de esponjas. Atualmente é responsável por reciclar em média 350 mil esponjas por ano e conta com um crescimento anual de coleta de cerca de 22%. Ao todo, já recebeu mais de 2,7 milhões de esponjas de cerca de 1,4 milhões de consumidores brasileiros diretamente engajados com o programa.

Escolas, empresas, comércios em geral, condomínios, entre outros locais podem se inscrever pelo site do programa para coletar as esponjas. Aqueles que desejarem se tornar um ponto de coleta público devem se inscrever neste formulário para integrar o mapa do programa. O consumidor interessado em destinar sua esponja ao descarte deve se dirigir a um dos mais de 300 postos de coleta espalhados pelo Brasil e fazer a entrega ou enviá-las gratuitamente pelos Correios, solicitando uma etiqueta pré-paga no site da TerraCycle. Para entrega nos pontos públicos de coleta não há quantidade mínima, tampouco marca específica. Para saber os locais já credenciados, acesse o site ou baixe o aplicativo Descarte Rápido de forma gratuita na Play Store ou Apple Store.

As esponjas recebidas vão para o Centro de Recuperação de Resíduos da TerraCycle e inicia-se o processo de reciclagem que inclui moagem, micronização (moagem ultrafina) e a extrusão (derretimento). Os resíduos são transformados em pellets, material que é vendido e utilizado para a produção de outros objetos como bancos, vasos para plantas, lixeiras etc. É a economia circular em ação, com a reciclagem das esponjas tomando outras formas e novos usos. Conheça mais sobre o passo a passo desse processo no link.

Além disso, o programa tem um viés social bastante relevante, pois ao enviar as esponjas para reciclagem, os coletores acumulam pontos que são convertidos em doações financeiras para escolas públicas e instituições sem fins lucrativos, definidas pelos próprios participantes. Cada quilo de esponja coletada equivale a R$2,35. Para se ter uma ideia, já foram doados cerca de R$ 68.000 às instituições indicadas.

“Recentemente, a 3M assumiu um compromisso global sustentável, que busca alavancar a contribuição das empresas participantes para a descarbonização do sistema energético, alinhado à Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 26). Nossa parceria com a TerraCycle, por meio da Scotch-Brite, é um passo importante nesse sentido. Estamos todos empenhados diariamente em desenvolver ações que permitam termos um meio ambiente com maior equilíbrio”, afirma Marina Tonoli, gerente de marketing da Divisão e Limpeza Doméstica da 3M Brasil.

De acordo com Renata Ross, gerente de marketing e relacionamento da TerraCycle: “A parceria de longa data é a prova de que a movimentação das empresas, comércios e consumidores é essencial para que a reciclagem tenha sucesso. Estamos muito felizes com os resultados alcançados ao longo destes 8 anos de programa!”

Para mais informações, acesso o site oficial da parceria: Link

Sobre a 3M

Na 3M, aplicamos a ciência de forma colaborativa para melhorar vidas diariamente. Com cerca de 90 mil funcionários conectados com clientes em todo o mundo, a 3M atingiu US$ 35,4 bilhões em vendas globais em 2021. No Brasil, o Grupo 3M conta com três fábricas localizadas no Estado de São Paulo, que compõem a 3M do Brasil, além da empresa 3M Manaus, instalada no Amazonas. Em 2021, alcançou faturamento bruto de R$ 4,6 bilhões no País, onde conta com cerca de 3.300 funcionários. Conheça nossas soluções criativas no site da 3M, no Blog de Curiosidade da 3M ou em nosso perfil no Instagram 3MBrasil.

Sobre a TerraCycle

Com atuação em 21 países, a TerraCycle é líder global em soluções ambientais de resíduos de alta complexidade. Suas operações já transformaram mais de 7,7 bilhões de embalagens em matéria-prima para geração de novos produtos. A TerraCycle engaja globalmente mais de 200 milhões de pessoas e já doou cerca de US$45 milhões para escolas públicas e instituições sem fins lucrativos.

No Brasil, a entidade atua por meio de Programas Nacionais de Reciclagem em parceria com instituições e consumidores, cujo propósito é oferecer o descarte correto de embalagens e produtos complexos, que podem ser enviados de forma gratuita pelas agências dos Correios e, ainda, apoiar entidades sociais e escolas públicas.

Informações para a imprensa:

LLYC Brasil

E-mail: 3m-imprensa@llorenteycuenca.com