3M do Brasil assume compromisso global voltado à igualdade de gênero e o empoderamento feminino

A 3M do Brasil acaba de entrar para o grupo mundial de empresas comprometidas com os Princípios de Empoderamento das Mulheres (Womens’s Empowerment Principles - WEPs, em inglês). A iniciativa, criada pela ONU Mulheres e o Pacto Global das Nações Unidas, contribui diretamente para que as empresas signatárias desenvolvam e impulsionem ações mais efetivas em prol da igualdade de gênero e o empoderamento feminino, em todos os seus níveis hierárquicos.

Desde 2014, a empresa criou o Fórum de Liderança Feminina, uma iniciativa global e presente no Brasil, que visa atrair e desenvolver líderes em todos os níveis da organização, para acelerar a inclusão e o avanço da mulher na companhia. Também promove regularmente cursos de Compliance a todos os funcionários, com exercícios de fixação e orientação sobre aculturamento, voltado à diversidade, inclusão e equidade de gênero. A 3M ainda criou em 2020 o programa 25 Mulheres na Ciência na América Latina, que reconhece as mulheres cientistas que, por meio de seu trabalho nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), estão melhorando e impactando a vida das pessoas e de suas comunidades, entre outras ações.

Para Renata Decourt Perina, gerente de Educação e Desenvolvimento do grupo de negócios Saúde para a América Latina e líder do Fórum Liderança Feminina local, a adesão ao compromisso mostra o quanto a companhia está empenhada em desenvolver práticas mais inclusivas. “Todas as ações promovidas pela empresa têm a premissa de ampliar seu alcance e transformar a sociedade, não apenas o ambiente de trabalho interno. Estamos empenhados em avançar ainda mais quando o assunto é igualdade e, sem dúvida, tudo isso é uma forma de praticarmos a sustentabilidade, que tanto prezamos\".

“Antes de ser líder de uma empresa, sou pai, e com muita honra, pai de quatro filhas. Isto me fez refletir desde cedo a importância que é a equidade e o empoderamento da mulher. Todos merecem respeito e oportunidades iguais e, enquanto não atingimos este patamar, precisamos ter pensamentos e atitudes que defendam os direitos da mulher e de outras minorias, em busca de uma sociedade mais justa, diversa e inclusiva. Ainda temos um longo caminho pela frente e nós, líderes, devemos verdadeiramente nos engajar, dar o exemplo e buscar aprender sempre”, afirma Marcelo Oromendia, vice-presidente de Governança para a América Latina e presidente da 3M do Brasil.

A 3M do Brasil é a terceira unidade da companhia a aderir ao compromisso WEP, ao lado da matriz nos Estados Unidos e da 3M México.

Conheça os sete Princípios de Empoderamento das Mulheres:

1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível;

2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação;

3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa;

4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;

5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing;

6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social;

7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Saiba mais em: WEPs

Sobre a 3M

Na 3M, aplicamos a ciência de forma colaborativa para melhorar vidas diariamente. Com cerca de 90 mil funcionários conectados com clientes em todo o mundo, a 3M atingiu US$ 32 bilhões em vendas globais em 2020. No Brasil, o Grupo 3M conta com quatro fábricas instaladas no Estado de São Paulo, que compõem a 3M do Brasil, além da empresa 3M Manaus, instalada no Amazonas. Em 2020, alcançou faturamento bruto de R$ 4,5 bilhões no País, onde conta com cerca de 3.300 funcionários. Conheça nossas soluções criativas no site 3M, no Blog de Curiosidade da 3M ou em nosso perfil no Instagram @3MBrasil.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Feminina  Sociedade
Empresa: LLYC