1 a cada 3 paulistas já tem planos para viajar neste carnaval, aponta pesquisa realizada pelo Sem Parar

Sem Parar, ecossistema de mobilidade com foco em veículos, realizou uma pesquisa com clientes do estado de São Paulo para avaliar a intenção de viagem dos paulistas durante o feriado do Carnaval, que começa na sexta (9) e se estende até a quarta (14).

Entre os entrevistados, cerca de 1 a cada 3 paulistas (29%) afirmaram que pretendem viajar para aproveitar a festa e 26% estão indecisos e devem decidir de última hora. Em relação aos dados da mesma pesquisa realizada no carnaval de 2023, os números seguem a mesma tendência, quando 30% afirmaram que pretendiam viajar e 26% iriam decidir de última hora.

Perguntados sobre o planejamento de suas viagens, 36% afirmaram ter feito seus planos nos últimos 15 dias; 34% se planejaram há mais de um mês e 30% já haviam se planejado há mais de 2 meses.

Em relação aos deslocamentos, 36% dos que viajarão no carnaval deste ano pegarão a estrada na sexta (9) e 32% na quinta (8); sábado (10) foi a escolha de 20% dos entrevistados. Em 2023 os percentuais estavam semelhantes, com 37% das pessoas viajando na sexta, 33% na quinta e 21% no sábado.

Das pessoas que pretendem viajar no carnaval de 2024, 40% têm como destino o interior de São Paulo e 31% optaram pelo litoral paulista. Comparando os mesmos dados com a pesquisa de 2023, percebe-se aumento na procura pelo interior, que era de 35%, e leve queda na escolha do litoral, que estava em 34%.

Carnaval na própria cidade
Na contramão da folia, 45% dos participantes da pesquisa não pretendem viajar no carnaval 2024; em 2023 esse percentual era de 46%.

Entretanto, dos que afirmam que não viajarão em 2024, 12% disseram que irão curtir as festas em suas próprias cidades; em 2023 eram 9% que afirmaram que curtiriam o carnaval em sua cidade.

Folia em família
Neste ano, das pessoas que afirmaram que irão viajar, 60% serão em família, 28% com seu parceiro, 6,5% com amigos e 5,5% irão viajar sozinhos. Em 2023, esses percentuais eram de 65,5% viajando em família, 21,5% com seus parceiros, 9% com amigos e 4% viajando sozinho
A pesquisa foi realizada de forma aleatória, com 698 clientes Sem Parar de todo o estado de São Paulo, no período de 15 a 24 de janeiro, com 95% de confiança e margem de erro de 3,6%.

Editorias: Automóveis e Automotores  Economia  Negócios  Turismo
Empresa: Imprensa