Mês das Crianças: 4 dicas para ajudar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

Apenas no Brasil, há mais de 9,1 milhões de crianças e adolescentes em situação de extrema pobreza e 9,7 milhões em situação de pobreza, na faixa de 0 a 14 anos. No ano passado, após nove meses de pandemia, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) emitiu um alerta de que a situação de crianças e jovens no Brasil estava se agravando, particularmente, entre as famílias mais pobres. Sabemos que, do ano passado para cá, a situação não melhorou.

Pensando em ajudar quem deseja contribuir para essa melhora, o Instituto Devolver, organização sem fins lucrativos para apoiar crianças e adolescentes carentes no Brasil, preparou quatro dicas que podem ajudar a mudar essa realidade.

Divulgue o trabalho voluntário
Se você não pode estar, efetivamente, ajudando crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, divulgue quem o faz. Seja uma pessoa ativista da causa, de um projeto social ou ONG que conheça o trabalho e confie. Divulgue sempre e muito! Isso será, sem dúvida, importante para o crescimento desses voluntários e fará com que o trabalho alcance mais pessoas interessadas e capte mais doações. Ajude pessoas a ajudar pessoas!

Desenvolva o olhar
A necessidade do próximo, muitas vezes, é latente no nosso meio e, mesmo assim, não a enxergamos. É fato que a empatia também é algo que conseguimos trabalhar e desenvolver! Com mais atenção e cuidado, você começará a identificar situações de vulnerabilidade e, assim, será capaz de denunciar diversas problemáticas, como maus tratos e negligência. Além disso, também estará mais capacitado para perceber lugares, comunidades e famílias que estão necessitando de ajuda. Com o seu coração disposto, certamente encontrará as melhores formas e soluções.

E-Commerce Social
Se você deseja efetivamente realizar uma doação, mas não tem tempo de sair de casa, ou não conhece um projeto social ou ONG de confiança, aposte no E-Commerce Social, desenvolvido pelo Instituto Devolver, e criado para dar transparência ao doador, por meio de uma lista de necessidades das instituições certificadas. Funciona da seguinte maneira: para doar, basta acessar o site http://www.institutodevolver.org.br, escolher o produto e/ou instituição e finalizar a ‘compra’. O instituto se responsabiliza pela entrega e envia o comprovante ao doador.

Lojinha Solidária
A Lojinha Solidária é uma outra maneira de incentivar o trabalho realizado pelo Instituto Devolver, que apoia mais de 59 instituições espalhadas por todo o Brasil. Para quem se interessar, basta acessar o link http://www.institutodevolver.org.br/lojinha-solidaria/ e comprar o que desejar. Todo o valor da venda dos produtos é revertido para apoiar projetos sociais e ONGs.

Sobre o Instituto Devolver
Fundado em 2018, pela empreendedora social Natalie Melaré, o Instituto Devolver nasceu com a ideia do E-Commerce Social, para dar transparência ao doador e auxiliar diversos projetos sociais e ONGs espalhadas por todo o Brasil. Atualmente, o Devolver também presta consultoria para instituições e realiza o Programa Jovem Aprendiz Social, com o objetivo de desenvolver, treinar, capacitar e criar oportunidades para adolescentes em serviços de acolhimento e/ou que vivem em situação de vulnerabilidade social. Até o momento, já são mais de R$ 1,2 milhão arrecadados, 15 mil crianças e adolescentes impactados, 59 instituições apoiadas e 15 empresas parceiras.

Editorias: Criança  Serviços  Saúde  Sociedade  Teen
Empresa: OLIVER PRESS