E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Dezembro laranja: o que você precisa saber sobre o câncer de pele?
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Dezembro laranja: o que você precisa saber sobre o câncer de pele?

Doença atinge cerca de 185 mil pessoas por ano no Brasil. Método ABCDE pode auxiliar no diagnóstico

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) , o câncer de pele é responsável por 33% dos diagnósticos desta doença no Brasil, o que representa cerca de 185 mil novos casos por ano. A patologia é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, de acordo com a área afetada, definimos os diferentes tipos de câncer.

\"Classificamos os cânceres de pele como melanoma e não melanoma. Estas células se dispõem formando camadas e, de acordo com o tipo de célula afetada, definimos os diferentes tipos de câncer. Vale ressaltar que ele possui letalidade baixa. O câncer de pele não tem sintomas, por isso, precisamos ficar atentos ao método \"ABCDE\" que fala sobre a assimetria das pintas, bordas irregulares, mudança de tonalidade, múltiplas cores, diâmetro maior que seis milímetros e sua evolução, essas são as principais características que temos que buscar pensando nesse tipo de câncer. Ele também costuma ser mais comum em pessoas mais idosas\", explica a Dra. Stella Oliveira Meireles, dermatologista do HCSG.

Método ABCDE no diagnóstico de câncer de pele

O método ABCDE é uma espécie de autoexame, ou seja, a observação por parte do próprio paciente de pintas e manchas que surgem no corpo, suas características e alterações. Ele é bastante recomendado por dermatologistas para a detecção de câncer de pele. Essa técnica indica os principais aspectos que precisam ser observados em manchas e pintas que surgem na pele para que você possa fazer um autoexame e se necessário, buscar ajuda de um especialista. Para isso, verifique:

A (Assimetria) - caso a forma da sua pinta esteja irregular é preciso ficar atento. A assimetria mostra que a pinta pode na verdade ser maligna, por isso é indispensável o tratamento para impedir a evolução e a gravidade do quadro;

B (Bordas) - outro indício de que a pinta pode se tratar de um câncer de pele grave ou um possível melanoma é a irregularidade do contorno das bordas. Dessa forma, é importante estar atento e observar se são simétricos;

C (Cor) - é preciso avaliar se o sinal tem coloração uniforme ou apresenta mais de uma tonalidade. Esse último caso pode indicar uma alteração prejudicial à saúde e à vida do paciente, sendo necessário procurar um médico imediatamente;

D (Diâmetro) - pintas na pele maiores que seis milímetros requerem um sinal de alteração, por isso, é preciso ficar atento.

E (Evolução) - é importante prestar atenção na evolução da pinta ou sinal de sua pele, principalmente quando ela muda de tamanho, cor e formato rapidamente.

Quando procurar um dermatologista?

É recomendado consultar o dermatologista sempre que perceber alterações com algum sinal, como pinta ou mancha. Abaixo, a especialista dá dicas para evitar a doença:

• Evitar exposição ao sol das 10h da manhã e 16h;

• Evitar queimaduras solares;

• Usar protetor solar todos os dias.

\"O diagnóstico é feito a partir de uma consulta com um dermatologista junto com um exame de biópsia para confirmar o resultado. Identificar a doença precocemente é muito importante, principalmente para evitar a disseminação do câncer para outros órgãos e também para que ele não se espalhe pela pele e fique muito profundo, algo que pode dificultar a cirurgia\", finaliza a dermatologista.

Sobre o Hospital Casa de Saúde Guarujá: Instituição de saúde com foco na excelência do atendimento médico de qualidade, com moderna infraestrutura e tecnologia de ponta. É a primeira opção na região na área de pediatria infantil e oferece um novo conceito de prevenção à saúde dos moradores e turistas do Guarujá e arredores com o objetivo de se tornar referência na prestação de serviços de saúde na Baixada Santista.

Informações à imprensa | Image 360
11 96634-9288

Editorias: Cultura e Lazer  Estética e Beleza  Feminina  Masculino  Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Aryane Pereira Costa  
Contato: Aryane Costa  
Telefone: 11-966349288-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.