Julho Verde chama a atenção para os principais sinais e cuidados com o câncer de cabeça e pescoço no Brasil

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima ser diagnosticados anualmente cerca de 40 mil novos casos de Câncer de Cabeça e Pescoço no Brasil. Essa especialidade refere-se aos tumores que podem aparecer em todas as estruturas localizadas superiormente ao nível das clavículas, mas que estão fora do sistema nervoso central. Ou seja, regiões como boca, fossas nasais, faringe, laringe; além de ossos da face, seios paranasais e órbitas; os tumores de pele da face, pescoço e couro cabeludo; por fim, a região das
glândulas tireóide e paratireóide são as mais atingidas.
Com o objetivo de ampliar a conscientização sobre este tipo de câncer, a Sociedade
Brasileira de Cabeça e Pescoço criou a campanha Julho Verde. O objetivo é
conscientizar as pessoas sobre a importância de se fazer a prevenção, atentando-se aos principais sinais de alerta da doença.
Os principais sintomas do Câncer de Cabeça e Pescoço
Os principais sintomas são caracterizados por caroços no pescoço, feridas na região da
boca que não cicatrizam em até 15 dias, rouquidão, dificuldade para engolir e mau hálito persistente. “É muito importante que se uma pessoa identificar quaisquer sintomas persistentes como estes, procure ajuda médica imediatamente. Quanto antes diagnosticados, maiores as chances de cura”, afirma Fábio Capelli, cirurgião de cabeça e pescoço do Hospital HSANP.
Quais as formas de tratamento?
Quando diagnosticado, o tratamento deve ser realizado com o acompanhamento de um cirurgião de cabeça e pescoço. As principais terapias utilizadas no processo de tratamento são a cirurgia, quimioterapia e a radioterapia, e a definição da ordem e realização dessas alternativas deve ser definida pelo médico especializado.
Vale lembrar que o Câncer de Cabeça e Pescoço possui fatores de risco: práticas como o tabagismo, etilismo (dependência alcoólica), sedentarismo e o estilo de vida não saudável são alguns possíveis causadores deste tipo de câncer.
Outro fator que pode levar ao desenvolvimento desse tipo de câncer é a infecção por HPV. Isso acontece porque o vírus pode afetar as áreas úmidas das regiões íntimas, mas também da boca e garganta, sendo por isso necessário sempre a prevenção durante o ato sexual. “A prática sexual sem preservativos pode aumentar a incidência
de casos, portanto, é fundamental que as pessoas se cuidem e vacinem-se contra o HPV”, aponta Fábio. Existem mais de cem tipos de HPV e pelo menos 40 podem ser responsáveis por desenvolver câncer de cabeça e pescoço, conforme pesquisa desenvolvida pela USP.
Como prevenir o Câncer de Cabeça e Pescoço
A prevenção salva vidas e com o Câncer de Cabeça e Pescoço não seria diferente. Por isso, adotar um estilo de vida mais saudável e praticar atividades físicas é primordial
para não haver novos casos da doença. “As pessoas precisam compreender a
importância da prevenção e do cuidado com a própria saúde. Só assim temos