|
... |
Fundada por Aline Silva, uma das atletas mais vitoriosas do Brasil no Wrestling, a Firmeza Token chega ao mercado imobiliário brasileiro com a promessa de tornar a compra do primeiro imóvel mais acessível, flexível e justa para que pessoas das classes C, D e E realizem o sonho da casa própria, sem as barreiras tradicionais de entrada inicial e dívidas de longo prazo.
Segundo o Censo de Moradia do Quinto Andar, em parceria com o Datafolha (2022), 87% dos brasileiros desejam adquirir uma residência própria. Além disso, a pesquisa revela que para 92% dos entrevistados das classes D e E, esse é um dos maiores sonhos, sendo que a faixa etária entre 21 e 24 anos é a que mais almeja o primeiro imóvel.
Liderando a startup de impacto social, Aline está comprometida em oferecer soluções que não apenas facilitam a compra do primeiro imóvel, mas também promovem o acesso igualitário a uma moradia digna. A startup, que ainda está em fase de MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável, na tradução livre), vai oferecer imóveis a um custo até 10 vezes menor que os financiamentos tradicionais, com um prazo de quitação reduzido.
“A Firmeza Token surgiu durante a pandemia, quando estava pensando em quem empreende. O acesso ao crédito, principalmente ao microempreendedor, é ainda uma das maiores dores. E entendi que a moradia própria, sem depender de um aluguel na idade mais avançada, por exemplo, é também uma forma de segurança para estas pessoas. É essencial proporcionar igualdade de oportunidades às classes minoritárias, garantindo dignidade e estabilidade através da moradia”, comenta.
Inspirada em sua própria jornada de superação no esporte, com medalhas de prata nos campeonatos mundiais e participação nas Olimpíadas de 2016 e 2020, Aline é também fundadora da Mempodera, uma organização sem fins lucrativos que desde 2018 oferece gratuitamente aulas de Wrestling e inglês, preferencialmente, para meninas de 06 a 17 anos. ela promove igualdade de gênero por meio do esporte, educação e fortalecimento de vínculos em Cubatão (SP) e São Luís (MA), impactando positivamente mais de 600 jovens e transformando suas vidas.
Mas como funciona?
O modelo de negócio da Firmeza Token é simples: a startup adquire imóveis em leilão e os divide em frações, permitindo que os moradores comprem partes do imóvel gradualmente, enquanto continuam a residir no local como inquilinos, pagando um aluguel mensal. À medida que adquirem mais frações, o valor do aluguel diminui progressivamente, proporcionando um caminho tangível para a propriedade sem comprometer a estabilidade financeira. Ao adquirir todas as frações, o imóvel se torna do inquilino.
\"Para quem não tem acesso ao crédito imobiliário ou renda para assumir um financiamento com altos juros, por exemplo, é possível realizar o sonho da casa própria pagando pelo aluguel. O Firmeza Token oferece parcelas próximas do que já é gasto com moradia no financiamento, mas com um prazo menor, se aproximando desse objetivo a cada mês, muitas vezes em um prazo menor do que o exigido por financiamentos tradicionais\", explica Aline.
Uma das selecionadas da aceleração do SEBRAE Start Digital, a empresa irá contribuir para a inovação no setor imobiliário, principalmente para a baixa renda, que compõem mais de 50% da população brasileira, nas classes D e E. \"Com projeções indicando que o mercado de ativos de tokenização pode alcançar 10 trilhões de reais até 2030, segundo dados da gestora de ativos digitais 21.co, nosso primeiro imóvel será lançado em São Paulo, mas pretendemos expandir para todo o país nos próximos anos, oferecendo oportunidade de ter a tão sonhada casa própria às pessoas que não têm condições de pagar altos juros de um financiamento imobiliário ou que não conseguem juntar o dinheiro para a entrada de um imóvel”, complementa Aline.
Para saber mais sobre a Firmeza Token, clique em firmezatoken.com.br.