Programa Fast Track da Visa facilita a entrada de empresas no mercado financeiro

Processo que chegava a levar seis meses, hoje é feito em 20 dias. Somente no último ano, quintuplicou o número de credenciais Visa emitidos pelo programa e procura cresceu 19%.

A indústria de pagamentos digitais segue em expansão e, cada vez mais, empresas de diferentes nichos e tamanhos estão oferecendo serviços financeiros aos seus consumidores por meio de credenciais de pagamento. Ingressar neste ecossistema requer uma série de procedimentos, o que tem levado as companhias a contratarem soluções como o Fast Track da Visa. Realizado em parceria com empresas especializadas em emissão e processamento de credenciais de pagamento, o programa de apoio às fintechs executa toda a operação de forma inovadora, segura e ágil democratizando o acesso à rede global da Visa.

Para se ter uma ideia da demanda deste mercado, a fintech brasileira de pagamentos Dock, por meio dessa iniciativa, apresentou crescimento de mais de 500% em emissões de credenciais Visa no último ano. Assim como outras empresas, ela faz parte do Fast Track, programa da Visa de integração simplificada criado para startups, fintechs e empresas. O programa viabiliza a conexão das empresas com parceiros Visa e dá acesso às tecnologias para emissão de credenciais de pagamento de forma mais rápida.

Para o vice-presidente de Novos Negócios da Visa do Brasil, Eduardo Abreu, o formato é interessante, principalmente, para empresas que desejam emitir credenciais de pagamento com a sua marca. “Hoje, em um prazo bastante curto, nossos parceiros conseguem executar desde a ideia até a entrega do cartão aos consumidores. A solução surgiu no Brasil e já foi exportada pela Visa para outros países da América Latina”, afirma o executivo.

Conforme as empresas passaram a enxergar a indústria de pagamentos digitais cada vez mais como aliadas dos negócios, novos parceiros têm procurado pelo serviço. Isso levou a um aumento de 19% na base de empresas clientes da Dock somente no período avaliado. O formato conta com APIs abertas da Visa para que escolham o que desejam oferecer ao consumidor. Atualmente, são disponibilizados cartões pré-pagos nas modalidades crédito e débito, atrelados à conta de pagamento e com aplicativo white label, ou seja, customizado conforme a identidade visual da empresa.

Além da emissão dos cartões, as empresas parceiras do Fast Track Visa são responsáveis por toda a interface com o Banco Central, órgãos reguladores e a Visa, assim como por todas as atividades com a processadora de pagamento, cuidando ainda dos trâmites legais, entre outras questões. Recentemente, novas soluções foram implementadas ao programa, tais como:

Visa Direct: A tecnologia permite transferências e pagamentos de forma segura, conveniente e em tempo real, por meio da rede VisaNet.
Visa Ready: O programa de certificação ajuda as empresas de tecnologia a criar e lançar soluções de pagamento que atendam aos padrões globais da Visa em relação à segurança e funcionalidade.
One Click Enrollment: Tecnologia que facilita a integração de programas da Visa como o Visa Causas e o Vai de Visa dentro dos canais digitais das empresas.
Autorização Parcial[1]: Solução que possibilita que o consumidor realize pagamentos à vista no cartão de crédito mesmo sem ter limite suficiente para a operação via outras formas de pagamento do valor restante de maneira mais flexível e inteligente.

Além destas novidades, as empresas que ingressarem no mercado financeiro por meio do Fast Track Visa terão acesso a outras tecnologias já oferecidas pelo programa, como soluções de Tokenização e serviços antifraude da Cybersource, além do Smarter Stip, tecnologia que utiliza Inteligência Artificial em tempo real para ajudar emissores a gerenciar as autorizações de transação quando seus serviços estiverem indisponíveis.

”O Fast Track é uma forma de democratizar a inovação da Visa com uma implementação muito mais simples. Atualmente, novos setores da economia também estão entrando nesse formato, como carta frete e criptomoeda”, comenta Abreu.

Editorias: Economia  Informática  Industria  Negócios
Empresa: InPress