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Estudo da everis aponta crescimento superior a 300% na busca por soluções para melhora da experiência dos clientes em companhias da América Latina
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A everis, consultoria multinacional de negócios e TI do Grupo NTT Data, em colaboração com a MIT Technology Review, anuncia os resultados do estudo “El Viaje Hacia La Organización Híbrida” (“A Jornada para a Organização Híbrida”, em tradução livre para o português), uma análise aprofundada sobre a automação de empresas na América Latina. Levantamento foi feito com 84 líderes da transformação digital em grandes companhias de Brasil, México, Colômbia, Peru, Argentina e Chile.

Como se sabe, a pandemia acelerou o processo de transformação digital nas companhias. O levantamento aponta que 70% das empresas da América Latina estão investindo na automação de processos. Além disso, 80% dos entrevistados percebem as estratégias de automação como uma alavanca fundamental para o futuro de seus negócios.

Onde estamos e para onde vamos

O estudo mostra que a eficiência é a prioridade nas empresas. Quase 70% dos executivos entrevistados responderam que a estratégia de automação adotada tem como objetivo principal a melhora nas operações e reduções de custos. Para 55% dos entrevistados automatizam processos para reduzir riscos nas operações causados por falhas humanas.

A grande novidade é o aumento de mais de 300% no uso da automação para melhorar a experiência do cliente: saiu de 9% na pesquisa anterior, para 47%.

“Num contexto em que a pandemia forçou as empresas a atender os clientes em plataformas digitais, a saída óbvia para os gestores foi aumentar os investimentos em tecnologias que melhorassem a experiência deles”, afirma Bruno Leal Magalhães, head de digital operations da everis no Brasil.

Quase 60% dos entrevistados têm consciência da necessidade de gerar uma mudança cultural diante da transformação de talentos. Além disso, os líderes consideram indispensável a implantação, no curto prazo (1 a 2 anos), de tecnologias como automação robótica de processos - RPA (citado por 53% dos entrevistados), Big Data (50%) e chatbots inteligentes (48%).

Covid-19 – Principal alavanca da automatização

Ao analisar mais profundamente o cenário da transformação digital nas principais companhias da América Latina, o estudo confirmou a perspectiva global de que a crise sanitária causada pela pandemia acelerou o processo de digitalização. Cerca de 40% dos entrevistados afirmaram que suas companhias priorizaram os investimentos em projetos-chave no ano passado; 36,9% disseram que alavancaram ainda mais os processos de transformação operacional para responder com força aos desafios da pandemia; e apenas 2,38% dos entrevistados afirmaram que tiveram que reduzir substancialmente o investimento nos projetos de transformação operacional.

Lições aprendidas com falhas em automatizações

O estudo também mostra dados interessantes sobre casos de fracassos na automação dos processos. Mais de 50% dos entrevistados relataram que já experimentaram alguma automatização que não foi totalmente eficaz em suas companhias. Segundo o levantamento, as principais causas dessas automatizações consideradas “fracassadas” pelos gestores são: tempo de implementação superior ao esperado, não recuperar o valor esperado e a complexidade para integração dos processos à rotina.

65% dos líderes entrevistados relataram problemas quanto ao conhecimento, nível de digitalização ou padronização do processo escolhido. 54% dos entrevistados mencionaram a dificuldade de esclarecer o objetivo da iniciativa de automatização.

“Esse levantamento dos fracassos mostra que os gestores precisam saber exatamente as necessidades de automatização e como fazê-lo. Além disso, o ROI não deve ser a única motivação para as empresas que buscam melhorias de seus processos através da tecnologia”, diz Magalhães. “Há outros fatores relevantes, como melhoria de desempenho e confiança da equipe, experiência do cliente, etc.”

Outros dados:
• Em relação às áreas que as empresas direcionaram os esforços de automação, a liderança fica com a área de operações (74% das empresas), seguida pela área de finanças (cerca de 40%); esta última teve crescimento de mais de 100% em relação ao ano passado;
• O estudo mostrou que quase 70% das empresas entrevistadas reinvestem lucros na automatização. E 37% investem mais de 1 milhão de dólares na área. Os setores que mais investem: telecom, logística/transportes, seguros e bancos.
• No âmbito setorial, destaque para setor de telecomunicações, em que 3 em 10 empresas têm mais de 100 processos automatizados e metade tem mais de 50 em operação.
• No médio e no longo prazo (mais de 2 anos), companhias apostam nas tecnologias machine learning (41,67%), voice, image e vídeo analytics (36,90%) e realidade virtual/aumentada (34,52%).


Para acessar o conteúdo completo, acesse este link: http://www.insightsforthefuture.com/hybrid-operations-pt

Editorias: Ciência e Tecnologia  Internet  Industria  Serviços  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Gabriel Chilio Jordão  
Contato: Gabriel Chilio Jordão  
Telefone: --

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