Estudo aponta diminuição na cesta do consumidor durante o Carnaval
Estudo aponta diminuição na cesta do consumidor durante o Carnaval
...

De acordo com o levantamento Insights Dotz do Varejo, o cancelamento das festas de Carnaval impactou as compras do consumidor, porém, dentre os mais jovens, houve aumento na compra de bebidas

A Dotz, programa de fidelidade líder do varejo brasileiro, divulgou o estudo Insights Dotz do Varejo com o comparativo entre o comportamento do consumidor no período do Carnaval em 2021 e 2020 no varejo alimentício. Os números mostram que, de forma, geral, os clientes consumiram menos os itens característicos deste feriado, que este ano foi marcado pelo cancelamento das festas oficiais de Carnaval por conta da pandemia.

Entre os itens que apresentaram queda estão os refrigerantes, que caíram 19% na quantidade vendida, e as cervejas, com 20% de queda na versão Pilsen e 36% na versão Premium. O distanciamento social e a diminuição de eventos e reuniões entre amigos e familiares também impactaram na venda de itens para churrasco, que registrou queda de 43% se comparado com o feriado de Carnaval do ano passado. Na categoria de salgadinhos e aperitivos, os números são ainda maiores, com a quantidade de itens vendidos caindo 50%.

Considerando apenas os clientes cadastrados na Dotz, que representam 65% do total de tickets analisados, a queda foi menos expressiva. “Não tivemos grande variação na venda de cerveja comum, porém houve uma queda de 9% na quantidade vendida de cerveja premium. Itens para churrasco e salgadinhos também tiveram uma queda grande, de 26% e 36% respectivamente. Essa diferença entre clientes Dotz e clientes não Dotz ocorre muito provavelmente porque o cliente Dotz está fidelizado e concentra suas compras no mesmo supermercado”, explica Fábio Santoro, VP da Dotz.

O levantamento da Dotz aponta ainda que este ano os consumidores preferiram investir em produtos do dia a dia, como arroz e molho de tomate, que apresentaram crescimento respectivo de 16% e 18% na quantidade de itens vendidos. Detergente, peixe em conserva e leite condensado também tiveram grande aumento na quantidade de vendas, com 72%, 29% e 21% respectivamente.

“Este ano tivemos um Carnaval atípico, sem as tradicionais festas e com o cancelamento do ponto facultativo em diversas cidades. De forma geral, isso refletiu no comportamento do consumidor nos supermercados, que este ano não teve um carrinho de compras típico do carnaval brasileiro”, afirma Santoro.

Mais jovens aumentaram compra de bebidas
O estudo Insights Dotz do Varejo traz ainda uma análise interessante sobre o comportamento do cliente Dotz de acordo com a faixa etária.
O grupo entre 30 e 60 anos, que representa 62% da base Dotz analisada, comprou menos bebidas de forma geral, considerando cerveja, cerveja premium e refrigerante, com queda de 5%, 17% e 4% respectivamente. Já os mais jovens, com menos de 30 anos, que representam 20% do total, aumentaram a compra de bebidas. Entre os consumidores mais jovens foi registrado um aumento de 75% na quantidade vendida de cerveja, 49% em cerveja premium e aumento de 55% em refrigerante.

“Os dados nos levam a crer que o público com menos de 30 anos aproveitou o feriado para beber em casa. Geralmente essas pessoas viajam ou curtem as festas de Carnaval na rua, o que não ocorreu esse ano. Como não estavam saindo para beber nas ruas, esse consumidor optou por comprar sua cerveja e refrigerante nos supermercados e, dessa forma, consumir bebidas em casa”, diz Santoro.
Para o estudo, foram analisados mais de 1,9 milhão de tickets em seis redes de supermercados parceiros da Dotz em todo o país.

Editorias: Alimentos  Economia  Gastronomia
Empresa: ME News Digital