Livro detalha desafios da educação na sucessão em negócios familiares

Preparar uma nova geração para assumir o negócio é um dos principais desafios enfrentados pelas empresas controladas por famílias. Frequentemente é tema para discussões e às vezes motivo de discórdia, a educação é o mote do recém-lançado Famílias empresárias consolidando boas práticas – A governança familiar e o conselho de família, publicado pela Ás Editorial.

Na obra, Francis Valdivia de Matos, consultora da MESA Corporate Governance, compartilha experiências de sua atuação junto a empresas familiares, abarcando os tópicos essenciais para a perpetuidade dessas organizações. Há cerca de 13 anos Francis atende famílias empresárias em diversos estágios de desenvolvimento da governança corporativa e familiar. O prefácio é de Herbert Steinberg, sócio, fundador e presidente do conselho da MESA Corporate Governance.

Uma das constatações destacadas na obra é o fato de jovens herdeiros estarem cada vez mais distantes dos negócios de suas famílias. De acordo com a autora, esse é atualmente um dos mais relevantes entraves ao processo de sucessão. “Com educação mais global e novas oportunidades de carreira, eles hoje se dedicam a outras profissões, priorizando gostos, interesses e inclinações pessoais”, observa. Há apenas uma década, assumir o bastão na empresa da família era uma tarefa encarada pelos herdeiros com maior naturalidade e menos questionamentos do que na atualidade.

Nesse contexto, é provável, segundo ela, que as empresas familiares brasileiras sigam a tendência das europeias e passem a ser geridas por profissionais de mercado. A consultora da MESA reforça a importância da construção de uma visão compartilhada de futuro como estratégia para a preservação da história e do legado da organização familiar. “A sucessão familiar requer investimento na formação profissional bem como no desenvolvimento de habilidades profissionais e empresariais da nova geração”, diz a autora.

Os oito capítulos, escritos em linguagem didática e acessível, tratam da importância da comunicação na família empresária, o resgate e o cuidado com os valores familiares e a cultura empresarial; a educação das novas gerações e a escolha do sucessor. Aspecto essencial para um processo bem sucedido, uma transição adequada pode ser feita, segundo a autora, investindo na educação das novas gerações seja para o papel de sócio-gestor, ou sócio não gestor; com as ferramentas adequadas e incorporação de boas práticas e da governança corporativa e familiar incluindo o conselho de família, fórum da família empresária e ingrediente fundamental nessa dinâmica. “Todos esses temas demandam especial atenção das empresas familiares”, acrescenta.

Francis também recorre a exercícios, metáforas e ditados populares para convidar os leitores a refletir sobre os desafios de todas as gerações envolvidas no processo. O mais indicado é que, mesmo não atuando diretamente no dia a dia da companhia, os herdeiros precisam entender como o negócio funciona e como é gerido.

Sobre a autora
Francis Valdivia Matos é psicóloga e mestre em Psicologia Social pela PUC-SP. Atua desde 2008 nas áreas de Governança Corporativa/Familiar, elaborando programas sob medida focados em formação e desenvolvimento de acionistas e futuros acionistas e em estruturação e acompanhamento dos fóruns da Governança Familiar (Conselho de Família). Trabalha com coaching para sócios e futuros sócios, além de atuar na mediação de conflitos familiares.
Acumula experiência em atendimento a empresas do mercado financeiro e em consultoria para desenvolvimento de jovens talentos. Atuou como docente em áreas da psicologia organizacional, na PUC-PR e na Universidade Tuiuti (Curitiba). É certificada pelo “Curso Superior para Profissionais de Assessoria e Consultoria para a Empresa Familiar” da Fundação Nexia, entidade especializada no desenvolvimento da família empresária (Barcelona, Espanha). Tem formação em coaching Ontológico Empresarial pela Newfield Consulting (PHD Rafael Echeverria), organização com atuação em países de língua espanhola e portuguesa.

Editorias: Economia  Educação  Negócios  Sociedade
Empresa: Luciana Silva