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Após um ano em home office, Hughes faz da ginástica laboral um momento de conexão com a saúde do colaborador
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Desde as semanas iniciais da quarentena no País, quem trabalha na Hughes do Brasil pode contar com o apoio da companhia para manter em dia a saúde, a produtividade e melhores condições para o trabalho em casa. Em março de 2020 a empresa colocou seus funcionários em sistema de home office e precisou encontrar uma forma de continuar proporcionando condições de trabalho adequadas, mesmo esse local sendo as residências dos colaboradores.

No regime presencial, os colaboradores da Hughes recebiam, duas vezes ao ano, o atendimento de um especialista em ergonomia para análise das condições físicas do ambiente e posturais. Durante o isolamento social, Gisele Takuma, gerente de recursos humanos na Hughes do Brasil, liderou a adaptação do programa para o formato online e, nesta oportunidade, a investigação não ficou centrada apenas nos aspectos físicos do trabalho em casa, mas também abordou questões relacionadas às percepções dos colaboradores sobre sua condição geral naquele cenário de trabalho.

Valéria Motta, diretora de recursos humanos da Hughes do Brasil, explica que o profissional de ergonomia realiza uma chamada de vídeo para avaliar as condições de trabalho. “Verifica, por exemplo, se a luminosidade está adequada, se a cadeira está na altura correta, se sente dores no corpo, se o trabalhador possui todos os equipamentos necessários para trabalhar com conforto e segurança. A profissional avalia também como está o ritmo e a carga de trabalho, as mudanças – ou não – na produtividade, o esforço de adaptação, a interação com os colegas e gestores e a percepção sobre qualidade de vida no novo formato”, afirma.

Este é apenas um exemplo de ações que a área de RH da Hughes do Brasil precisou rever em sua rotina para adaptá-la durante o isolamento social. Além de disponibilizar aos colaboradores os materiais utilizados no escritório, como cadeiras, suporte dos computadores e monitores, Valéria cita a intensificação da ginástica laboral, agora sendo realizada via internet. Mesmo trabalhando de casa, todos os funcionários da Hughes continuam com acesso garantido às aulas, que já existiam há oito anos na empresa.

Agora, com todos em uma rotina diária bastante diferente do escritório, as aulas são oferecidas em quatro horários na semana, auxiliando na redução de riscos ergonômicos e na educação postural, mas também oferece exercícios que visam aumentar a disposição dos colaboradores, como aulas de dança e aulas temáticas, como a que foi realizada na semana do carnaval, com ritmos do samba.

Para aumentar o engajamento nas aulas, a companhia também incluiu sessões de relaxamento e técnicas de respiração ao final do expediente, com uma instrutora de yoga, em alguns dias da semana. “O próximo passo é avaliar a eficácia do envio de dicas e de exercícios por meio de outros canais, como WhatsApp, por exemplo. O desafio é aliar um certo repertório de atividades com regularidade e frequência adequadas usando os canais disponíveis, para atrair o maior número de colaboradores, além de promover a interação e contato informal, leve e descontraído entre os colaboradores”, explica Valéria.

A diretora de RH também lembra que realizar testes periódicos de ergonomia e encaminhar as análises ao Ministério do Trabalho já faz parte das obrigações das empresas estabelecidas pela Norma Regulamentadora 17 (NR 17). A Hughes, entretanto, decidiu ir além dos procedimentos protocolares e busca construir com os colaboradores uma cultura de conscientização do bem-estar corporativo remoto.



Sobre a Hughes Network Systems
A Hughes Network Systems, LLC (HUGHES), é uma empresa inovadora em tecnologias e redes de satélites e multi-transporte. Fornece equipamentos e serviços de banda larga, serviços gerenciados com rede inteligente definida por software e operação de rede ponta a ponta para milhões de consumidores, empresas, governos e comunidades em todo o mundo. O principal serviço de Internet da Hughes, HughesNet®, conecta mais de 1,5 milhão de assinantes nas Américas, e o sistema Hughes JUPITER™ possibilita acesso à Internet para dezenas de milhões de assinantes em todo o mundo. A Hughes fornece mais da metade do mercado global de terminais de satélite para as principais operadoras de satélite, provedores de serviços de bordo, operadoras de rede móvel e clientes militares. Provedora de serviços de rede gerenciados, a Hughes oferece suporte a quase 500.000 sites corporativos com seu portfólio HughesON™ de soluções com e sem fio. Sediada em Germantown, Maryland, EUA, a Hughes é subsidiária da EchoStar. Para mais informações sobre a Hughes, visite a página http://www.hughes.com.br.

Sobre a EchoStar
A EchoStar Corporation (NASDAQ: SATS) é um provedor global premium de soluções de comunicação via satélite. Localizada em Englewood, Colorado, EUA, e fazendo negócios em todo o mundo, a EchoStar é pioneira em tecnologias de comunicação segura por meio de suas subsidiárias Hughes Network Systems e EchoStar Satellite Services. Para mais informações, visite echostar.com.

Editorias: Economia  Internet  Serviços  Recursos Humanos  Telecomunicações  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Luciana Silva  
Contato: Luciana Silva  
Telefone: 11-967010703-

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