|
... |
A cidade de Itatiba receberá a Caravana do Esporte, do Instituto Esporte e Educação (IEE), a partir desta terça-feira (18) e até quinta-feira (20). É a primeira vez que o projeto estará no município do interior de São Paulo. Serão três dias de muitas atividades inclusivas de esporte, para as crianças e adolescentes, e um curso de formação continuada para educadores e educadoras das escolas públicas da cidade. Todas as ações estão programadas para a Arena da Caravana, que será montada no estádio João Pinheiro, no Parque São Francisco, com 8 miniestações esportivas.
São esperadas 1.440 crianças do ensino fundamental, inscritas pela Secretaria Municipal de Educação, que vão brincar nas miniestações. Enquanto a criançada se diverte, cerca de 50 educadores e educadoras de diferentes formações, especialistas de educação física e gestores municipais participam do curso presencial de formação “Pedagogia do Esporte Educacional”.
Realizada pelo IEE, em parceria com o UNICEF, a Caravana do Esporte leva, gratuitamente, a diferentes municípios, uma metodologia que tem como objetivo oportunizar atividades esportivas com práticas de esporte educacional seguro e inclusivo e qualificar as aulas e atividades esportivas ensinadas nas escolas por meio da realização de um curso de formação de educadores e educadoras da rede pública.
“A Caravana é diversidade, oportunidade, inclusão e aprendizagem, acreditando que é na diversidade que se ensina e se aprende a aprender, que se aprende a respeitar, cooperar, compreender e desafiar seus próprios limites. Todos e todas são bem-vindos: autistas, neurodivergentes, crianças e jovens deficientes, com mais ou menos habilidades esportivas. É nessa diversidade que jogamos, brincamos, praticamos esporte e nos divertimos”, afirma Alexandre Arena, coordenador pedagógico do IEE.
Para os educadores, está previsto um encontro e roda de diálogo com a médica Raquel Del Monde, especialista em neurodesenvolvimento, que atua com atendimento e estudos sobre autismo. Raquel Del Monde fará palestra sobre Regulação Emocional e conversará com os professores inscritos sobre inclusão de crianças por meio do esporte.
Dudinha, do Palmeiras, visita a Caravana - Atletas convidados participam voluntariamente das atividades promovidas pela Caravana. Em Itatiba, o projeto terá a visita de Dudinha, da equipe de futebol feminino do Palmeiras, que estará na arena nesta terça-feira, às 8h30, para compartilhar experiências sobre a importância do esporte na vida de crianças e jovens.
Dudinha, ou Maria Eduarda Rocha Polessi, é cria da Academia de Futebol do Palmeiras e uma das jogadoras mais jovens do elenco, com 18 anos. Em 2022, jogando no meio-campo, a adolescente disputou o Campeonato Brasileiro Sub-16 pelo time e suas boas atuações chamaram a atenção do Departamento Feminino do Palmeiras. Em 2023, a hoje atacante foi convocada pela primeira vez para a Seleção Brasileira Feminina Sub-20, após uma série de partidas atuando em alto nível.
Outro atleta convidado é o escalador Gabriel Papp. Ele integra a seleção brasileira juvenil e vai disputar em agosto o Mundial Juvenil de Escalada, na China. Gabriel estará em Itatiba na quinta-feira (20).
Programação da Caravana do Esporte em Itatiba
18, 19 e 20 de junho - 8h às 17h – Atividades de esporte para estudantes das escolas municipais e Curso de formação para profissionais: Pedagogia do Esporte Educacional.
18 de junho - 8h30 – Chegada da atleta Dudinha à Arena da Caravana do Esporte.
19 de junho - 10h – Palestra e roda de conversa com Raquel Del Monde – médica especialista em autismo.
19 de junho - 13h30 - Cerimônia de celebração entre parceiros da Caravana do Esporte
20 de junho - 16h30 – Encerramento da formação presencial
O Projeto Caravana é uma parceria entre UNICEF e Instituto Esporte e Educação e conta com os patrocínios do Itaú e Deloitte via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal.
Sobre a Caravana do Esporte - A Caravana do Esporte é um projeto de educação que viaja o Brasil e leva aos municípios as metodologias da Pedagogia do Esporte Educacional para capacitação de educadores e gestores públicos. Desde 2005, foram mais de 160 municípios atendidos, com participação voluntária de atletas convidados. A partir de 2020, o projeto implantou uma plataforma para formação de professores em formato EaD.
Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,5 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 63 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.488).
A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.
O Instituto Esporte Educação conta com os seguintes parceiros: Itaú, VALE, Mercado Livre, Grupo CCR, Instituto CCR, Achè, Novelis, Bank Of America, Ultracargo, Ultragaz, Ipiranga, Instituto ULTRA, Verde Asset Management, Zurich, Daiichi Sankyo, Comgas, EDP São Paulo, Pfizer, Polimix, Grupo Deloitte, AEGEA, Localiza&CO, Instituto Localiza, Eternit, ISA CTEEP, Grupo SIMPAR, Grupo SEMP, Cogna Educação, TRW, Mundial Logística, VR, TrackAndField, Banco ABC, Escola Mobile e Santil via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, ROCHE e Bloomberg e NIKE.