E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Parceria da sonda mobility com sindiônibus garante melhor eficiência operacional e redução de reclamações
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

A SONDA Mobility, vertical de negócios do grupo SONDA, focada exclusivamente em atender a área de Transportes, celebra a duradoura parceria com o Sindicato das Empresas de Ônibus do Ceará (Sindiônibus). Ao longo dos mais de 14 anos de relação comercial, a empresa teve a oportunidade de desenvolver e aplicar diferentes soluções por meio de Centro de Controle de Operações (CCO) que contribuíram para a modernização do transporte público de Fortaleza como o M2M Frota, aplicativos Meu Ônibus Fortaleza e Mobile Fiscal, Painéis de Previsão de chegada e partida nos terminais integrados com o sistema de planejamento da Prefeitura de Fortaleza. No total, são mais de 2.400 ônibus gerenciados.

“A nossa parceria com o Sindiônibus é um caso de sucesso de modernização e aplicação do que há de mais inovador em termos de tecnologia. O mais interessante é que todas as soluções têm impactos tanto em termos operacionais e de eficiência para as empresas, como também para o usuário final, na ponta, que pode a cada dia desfrutar de um serviço de melhor qualidade”, comenta Marco Moniz, Diretor de Produtos & Novos Negócios para Transportes da SONDA.

Um dos primeiros projetos desenvolvidos foi o aplicativo Meu ônibus Fortaleza, que conta hoje com mais de 1.2 milhão de downloads e que permite saber o tempo previsto para a chegada do ônibus ao ponto de parada. O aplicativo foi pensado para facilitar o deslocamento do usuário, fazendo com que ele consiga saber em quanto tempo o coletivo chega à parada, além de visualizar, em tempo real, o percurso do veículo e encontrar as paradas mais próximas que possam lhe servir. Em 2019, o botão virtual NINA foi incorporado, contribuindo para facilitar as denúncias de casos de assédio na mobilidade urbana.

O resultado do esforço do Sindiônibus em manter a adoção constante de tecnologia em prol da melhor gestão da frota e garantia de qualidade dos serviços para os usuários é possível constatar por meio dos números. A queda das reclamações vem diminuindo a cada ano. Em 2013 quando se iniciou a aferição, as reclamações passavam de 11 mil/ano e já no final do ano de 2018, esse número encolheu para menos de 6 mil.


Em parceira com a SONDA, diversas ferramentas são alimentadas por meio do Gerenciador Integrado do Sistema de Transportes (GIST) que facilitam a experiência do usuário na localização de informações como: horários de ônibus; linhas de ônibus por via e itinerários de linhas; programação de horários de saída dos ônibus; verificação de todas as linhas que passam pelas ruas, avenidas ou vias; percurso dos ônibus e de vans do sistema de transporte coletivo.

Em termos operacionais, a SONDA Mobility tem proporcionado uma evolução na gestão da frota. O software evidencia as falhas operacionais, desde a concepção dos quadros horários até o seu cumprimento. Em diversas cidades, as empresas recebem penalizações pelo não cumprimento dos horários ou das frequências de partidas dos coletivos. Com uma visão global e gráfica do índice de cumprimento de viagens e de partidas, o CCO tem informações em tempo real das linhas as quais necessitam de mais atenção operacional. Na comparação dos últimos dois anos, o índice de cumprimento de viagens evoluiu de 99,2% para 99,8%.

Outro aspecto de otimização operacional é o uso das informações de cumprimento de viagens e eficiência nas partidas, facilmente encontradas nos relatórios de viagens. Por meio dos dados, é possível realizar remanejamentos de horários e de quadro de viagens, reduzindo o custo operacional e melhorando a eficiência. Em posse das informações das viagens, os quadros de horários são facilmente analisados e confrontados, tornando-se base para um possível redimensionamento dos horários e consequentemente a diminuição da frota necessária para o cumprimento das viagens planejadas, impactando em redução de custo para as empresas.

Na opinião de Dimas Barreira, presidente do Sindiônibus, a SONDA Mobility é um parceiro estratégico de primeira importância para os associados do Sindiônibus. “Seus serviços atualmente têm caráter imprescindível para nosso planejamento e controle operacional. Somos gratos e satisfeitos pelo serviço em constante evolução que sempre se adapta a novas demandas que surgem à medida que evoluímos no aprendizado de uso da ferramenta”, diz.

O presidente da entidade ainda destaca algumas funcionalidades, fruto da parceria. “Destaco a integração plena do sistema de rastreamento a bilhetagem, gerando dados de uso completos com georreferenciamento e redução de custos por redução da necessidade de hardware e aproveitamento da conexão de dados. Além disso, o Aplicativo Meu Ônibus Fortaleza possibilita a nossos passageiros ter acesso ao planejamento de alternativas de rotas e previsões de tempo de espera atualizadas em tempo real, melhorando sua experiência de uso e ajudando a evitar aglomerações nos pontos de parada”, completa.

Atualmente, a SONDA no Brasil, conta com mais de 400 ônibus BRT monitorados no Rio de Janeiro, Fortaleza, Belém, entre outros. Além de mais de 250 painéis de previsão ao usuário, 30 mil veículos monitorados com mais de 17 milhões de transações por dia, +10 mil veículos integrados com bilhetagem e mais de 2000 mil vans monitoradas.

Sobre a SONDA (http://www.sonda.com/br)
A SONDA é a maior empresa latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, com faturamento de US$ 1.098 milhões em 2020 e mais de 13 mil funcionários. A companhia tem presença direta na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Peru e Uruguai. No Brasil, a SONDA mantém escritórios nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, com mais de 6 mil colaboradores e 700 clientes. A empresa conta com sete Centros de Serviços, um Centro de Inovação e três Data Centers.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Economia  Negócios  Serviços  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Giovanna Favero  
Contato: Giovanna Favero  
Telefone: 11-940331756-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.