A importância da ingestão de líquidos para o desenvolvimento da criança

O consumo de líquidos, principalmente água, é essencial para evitar a desidratação

Após os seis primeiros meses, o bebê pode iniciar o consumo de outros líquidos, preferencialmente água. Segundo Rafaela Florentina Manoel, nutricionista especializada em nutrição infantil, os pais têm papel fundamental para que as crianças aprendam o quão importante a água é para o bom funcionamento do organismo.

A boa hidratação contribui ainda para o crescimento adequado, funcionamento dos rins, bexiga e intestino, prevenindo inclusive a prisão de ventre.

Voltando ao trabalho

Muitas mães precisam retornar ao trabalho com o fim da licença maternidade. E as mamadeiras ou mini mamadeiras podem ser um excelente apoio para que a criança se mantenha adequadamente hidratada neste período.

Veja abaixo as quantidades adequadas para manter a hidratação em cada faixa etária:

 Dos 6 meses aos 12 meses, é recomendado o consumo de 800ml de líquidos, que seriam leite materno/fórmula infantil + água;
 De 1 ano a 3 anos, as crianças devem ingerir no mínimo 900ml de água e líquidos complementares;
 De 3 a 10 anos, devem beber um litro e meio por dia, ou seja, de 4 a 6 copos de água;
 Dos 11 aos 18 anos, de 6 a 8 copos diários.

Como qualquer alimento, a oferta deve ser gentil e sem imposições, dando liberdade para a aceitação. “O papel do adulto é oferecer em vários períodos do dia.” Com o objetivo de auxiliar neste estímulo e deixar esse momento mais divertido, a Lolly possui uma linha de produtos pensados justamente para incentivar as crianças. São os copos de transição, com recursos antivazamento e alças ergonômicas das linhas Dreams e Zoo.

De acordo com a nutricionista Rafaela, o leite materno continua sendo a forma prioritária de hidratação. Quando a mãe tem essa disponibilidade, o ideal é o aleitamento materno exclusivo, que não precisa de complementos como água, água de coco ou sucos até o momento da introdução alimentar.

“Já a introdução de sucos e chás deve ser feita a partir de 1 ano, com preferência para sucos naturais. Ao oferecer frutas, dar preferência àquelas ricas em água, como melão, melancia, pera e laranja, principalmente nas estações mais quentes do ano.”

Desidratação infantil: como identificar
As crianças são mais suscetíveis a desidratação do que os adultos e podem facilmente perder líquidos por meio de vômitos e diarréias, febre e suor excessivo. Principalmente em dias mais quentes a atenção deve ser redobrada. A causa mais comum é a diarreia, que por sua vez, pode ser causada por bactérias, vírus, infecção alimentar, ou outras doenças. Nesses casos é preciso observar a aparência da criança e também a coloração do xixi.
Sintomas
• Afundamento da moleira do bebê;
• Olhos fundos;
• Diminuição da frequência urinária;
• Pele, boca ou língua seca;
• Lábios rachados;
• Choro sem lágrimas;
• Fraldas secas há mais de 6 horas ou com urina amarela e com cheiro forte;
• Criança com muita sede;
• Comportamento fora do habitual, irritabilidade ou apatia;
• Sonolência, cansaço excessivo ou alteração dos níveis de consciência.

Prevenção e tratamento.
Em casos de desidratação leve ou moderada, a ingestão de pequenas quantidades de água já auxilia no quadro. Pode ser oferecido picolé de frutas ou cubos de gelo à criança.
Na desidratação causada pela exposição ao calor, o ideal é remover o excesso de roupa da criança. O ar-condicionado, caso o ambiente possua, é um aliado para ajudar na temperatura do corpo. Caso não possua, mantenha a criança em uma área coberta ou na sombra e coloque uma toalha molhada em torno dela para estabilizar a sua temperatura.
Se a criança apresentar sinais de desidratação, leve-a imediatamente para um hospital ou posto de saúde.

Sobre a Lolly
Localizada no interior de São Paulo, na cidade de Capivari, a Lolly Baby é uma empresa brasileira que atua no mercado de puericultura leve, produzindo chupetas, mamadeiras, acessórios para higiene, alimentação, brinquedos, entre outros. Seu portfólio conta com mais de 500 produtos infantis, distribuídos em todo o território nacional.

A Lolly Baby é uma das melhores empresas do segmento e se faz presente também em países da América do Sul, Europa e África. A qualidade e a segurança de seus produtos são atestadas por seu laboratório próprio e pelas certificações do Inmetro, Anvisa e ISO 9001.

lolly.com.br
Informações e contato: