E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Além do turismo de negócios, BH se reinventa como um polo turístico completo
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Além do turismo de negócios, BH se reinventa como um polo turístico completo
...

Com vida noturna agitada, boa gastronomia, a capital nacional dos bares e de eventos festivos como o Carnaval celebra o crescimento do turismo de lazer


Cidade dos bares, restaurantes e do Carnaval, Belo Horizonte foi por muitos anos conhecida como um polo empresarial e associada a viagens corporativas e congressos. Nos últimos anos, BH, como é carinhosamente chamada, tem redesenhado sua identidade turística e se consolida como um destino atrativo para turistas em busca de experiências de lazer. A capital do estado líder em crescimento de turismo no Brasil, que recebeu mais de 31 milhões de turistas em 2023 de acordo com o IBGE, já é um símbolo de cultura e lazer no país.

Com um faturamento de cerca R$34 bilhões no mesmo período, o turismo tem se destacado como um dos setores mais importantes da economia mineira. Entre os atrativos do estado estão as cidades históricas, com sua rica arquitetura barroca e a moderna Belo Horizonte que desponta por sua intensa vida cultural.

Por trás da ascensão da projeção turística belo-horizontina

Peça importante nessa ressignificação da cidade e do seu potencial turístico é o Carnaval. O evento atrai milhões de turistas todos os anos, reunindo moradores e pessoas que vêm de outras cidades de dentro e fora de Minas. Somente em 2024, 5,5 milhões de foliões ocuparam a cidade espalhados pelas centenas de blocos que agitaram a festa.

A cultura dos bares de Belo Horizonte é outro atrativo para o turista que busca conhecer um pouco mais da história local através da gastronomia. A cidade que não tem mar, mas tem bar, oferece uma experiência para todos os gostos. Desde os mais tradicionais botecos até os bares mais sofisticados, BH tem a fama mais que justificada de capital nacional dos bares. Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) publicado em 2023, a cidade é a que mais tem bares no país. Dados da Receita Federal apontam que Belo Horizonte abriga 4.136 bares ativos, o que, se for considerada a área do município, corresponde a 12,5 bares por km².

Flávia Badaró, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH-MG), destaca ainda o papel importante do período pós-pandemia no fortalecimento do turismo mineiro e de Belo Horizonte. “As viagens longas deram lugar a roteiros mais regionalizados e com forte apelo para experiências ligadas ao ecoturismo, cultura e descoberta de atrativos históricos”. E acrescenta “Em BH vivemos ainda a realização de eventos que ficaram represados durante a pandemia. Agendas de shows, competições esportivas e feiras estão em alta”.

Com essa ascensão cultural e aumento no número de eventos na cidade, o público corporativo que visita a capital a trabalho passou a aproveitar mais o lazer oferecido. Fernanda Duarte, gerente do Hotel Mercure BH Savassi alega que, embora BH seja considerada ainda um local corporativo, eventos esportivos ou mesmo visitas à cidades históricas mineiras têm contribuído com o melhor alcance do turismo de lazer belo-horizontino.

Setor hoteleiro

Visando esse crescimento da área cultural e de lazer da cidade, o setor de hotelaria precisa estar apto para receber os turistas e para suprir o aumento da demanda. Seguindo a alta do setor do turismo, a indústria hoteleira mineira e, especialmente de Belo Horizonte, traduz em números a procura pela capital. Segundo o Panorama da Hotelaria Brasileira realizado pela Hotelinvest, houve um aumento de 10,4% nos índices de ocupação dos hotéis belo-horizontinos no segundo trimestre de 2024 em comparação com 2023.

A hotelaria percebe, principalmente em momentos de alta demanda como durante o Carnaval, a necessidade de aprimorar seu funcionamento e atendimento ao cliente. “As reservas começam a acontecer com mais antecedência, o que permite um planejamento mais assertivo bem como uma gestão tarifária mais condizente com o objetivo final", afirma Flávia Badaró.
O Hotel Mercure BH Savassi, localizado no coração da cidade, é um reflexo dessa transformação. Se antes a hospedagem era dominada por executivos em viagens de negócios, hoje, o hotel recebe um público diversificado, com famílias, casais e grupos de amigos em busca de descanso e diversão. Recentemente o hotel também anunciou um aporte de R$ 1,5 milhão em infraestrutura, marketing e reformas nos quartos e área de lazer.

Estrutura

Situado a 4 minutos da Savassi, região badalada da cidade, que, além de ser ponto importante do Carnaval, conta com muitos bares, lojas e restaurantes. O hotel também está a 7 minutos do Palácio das Artes, palco de shows e concertos que recebe os maiores nomes da música brasileira, e situado ao lado do Hospital Life Center, o que proporciona ao hóspede o conforto de ter tudo o que precisa ao seu redor.

Embora esteja ao lado de uma região bastante movimentada, o Hotel Mercure BH Savassi está localizado em um ponto tranquilo e silencioso. No carnaval, por exemplo, a proximidade com a Savassi ou com a avenida dos Andradas é um privilégio para os foliões, mas o estabelecimento oferece, além disso, a possibilidade do hóspede ficar no quarto e descansar sem muito barulho ou interferências ocasionadas pela festa. “Eu acredito que a gente recebe pessoas que querem curtir o Carnaval mas que também querem conforto”, afirma Fernanda Duarte.

Maurício Bernardino, empresário de 58 anos e cliente do hotel, destaca justamente as diferentes possibilidades de turismo que o estabelecimento oferece ao hóspede. “O Hotel Mercure BH Savassi fica em uma rua super tranquila, mas com fácil acesso a vários pontos da noite e da gastronomia da cidade.” O empresário também aponta para a facilidade de se locomover pela região, o que não requer o uso de um carro, por exemplo.

O hotel também está localizado em frente à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e próximo ao Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG), pontos de referência importantes na cidade e essenciais para viagens de negócios.

Para além da localização privilegiada, Bernardino ressalta a infraestrutura e o atendimento do Hotel Mercure BH Savassi. “A experiência não é impessoal como na maioria dos hotéis, o tratamento é personalizado”, afirma o empresário. A comodidade das amplas suítes também atraem o hóspede, que se diz encantado com os quartos em que esteve. Maurício salienta ainda a qualidade do restaurante do hotel, já que, mesmo com tantos restaurantes na região, o conforto de ter uma boa experiência gastronômica sem precisar sair do prédio é algo a se destacar.

Editorias: Economia  Turismo  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 28/11/24
Fonte do release
Empresa: Wesley Machado  
Contato: Wesley Machado  
Telefone: 31-991478152-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.