FrenCOMEX e o Embaixador Nestor Forster discutem as prioridades na Agenda Brasil-Estados Unidos

O presidente da Frente Parlamentar Mista de Comércio Internacional e Investimentos (FrenCOMEX), Deputado Evair Melo, a secretária de Relações Internacionais da Câmara dos Deputados, Soraya Santos, e os assessores técnicos do Instituto Brasileiro de Comércio Internacional e Investimentos – IBCI, Gabriel Borges e Leandro Barcelos, reuniram-se com o Embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Nestor Forster, para tratar de pautas prioritárias na agenda Brasil-Estados Unidos.
Com o objetivo de viabilizar a renovação do Sistema Geral de Preferências (SGP) dos EUA, programa que isenta tarifas de importação para alguns produtos de 119 países/territórios, incluindo o Brasil, a FrenCOMEX enviou carta ao congress dos Estados Unidos no começo de ano. O Embaixador Nestor Forster informou que está acompanhando o tema junto aos parlamentares americanos e que existe uma expectativa de renovação até junho. Entre 2016 e 2020, o Brasil foi o 4º principal beneficiário do SGP, representando 11% do total importado pelos EUA via o programa.
O embaixador salientou a importância da atuação da FrenCOMEX em temas de comércio internacional em tramitação no Congresso Brasileiro. Assim, solicitou apoio da Frente para célere internalização do acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América referente a Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento, Teste e Avaliação (Acordo RDT&E) e dos anexos sobre facilitação de comércio e administração aduaneira, boas práticas regulatórias e anticorrupção do Acordo Brasil–Estados Unidos de Comércio e Cooperação Econômica (ATEC). Ambos acordos são prioridades da FrenCOMEX.
A transição energética sustentável foi um dos temas prioritários discutidos na reunião. O Embaixador Foster informou que o Brasil apresentou proposta para um novo pilar que visa debater energias renováveis no Fórum de Energia Brasil-Estados Unidos (USBEF). Debater estratégias com alternativas de energias renováveis, tais como biomassa e etanol de segunda geração, são prioridades da FrenCOMEX na agenda bilateral com os Estados Unidos.
O acesso emergencial aos excedentes de vacina disponíveis nos Estados Unidos pelo governo brasileiro foi um dos temas prioritários da reunião. O embaixador Forster informou que a delegação brasileira em Washington está em constante negociação com o governo americano para o recebimento das doses pelo Brasil. É esperado que o governo americano doe 60 milhões de doses das vacinas da Oxford/Astrazeneca.
A FrenCOMEX, em parceria com a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos, implementará ações junto aos Congressos dos dois países para rápida renovação do SGP, internalização dos acordos em trâmite, implementação de iniciativas de transição energética, e principalmente para a disponibilização das vacinas excedentes nos Estados Unidos de forma emergencial.

Editorias: Economia  Governo  Jurídica  Negócios  Política
Empresa: AIS COMUNICAÇÃO E ESTRATEGIA