“A questão ambiental nos grandes centros urbanos” e “Fake Science – A epidemia” são temas de lives do Objetivo em 17 e 21 de agosto

Os canais oficiais do Objetivo no Facebook, Youtube e LinkedIn trarão duas grandes lives voltadas aos vestibulandos.

A primeira delas será “A questão ambiental nos grandes centros urbanos”, e acontece hoje, 17 de agosto, às 21h. Conduzida por Sérgio Roberto Nunes, professor de Geografia do Curso e Colégio Objetivo, a apresentação vai mostrar as principais causas da urbanização no Brasil, a formação de metrópoles, a saturação das infraestruturas, a especulação imobiliária, o crescimento desordenado, o aumento da pobreza e de formas precárias de habitação, os problemas ambientais urbanos, entre muitos outros assuntos.

Já em 21 de agosto, às 18h, “Fake Science - A epidemia” será tema de live a ser conduzida pelo Prof. José Carlos Garcia, da disciplina de Física do Objetivo.
Na live, ele explicará que a ciência nunca foi tão relevante no cotidiano quanto é nos dias de hoje. A sociedade não se sustenta mais sem o uso intenso de tecnologias que pareceriam assunto de ficção científica no passado. Sem a ciência, o agronegócio não produziria como produz; doenças mais simples dizimariam populações se não fossem as vacinas, antibióticos e os sofisticados exames de imagem. O homem depende visceralmente da eletrônica, da internet e da inteligência artificial. Mas, apesar da nossa vital dependência da ciência, temos vivido cada vez mais um negacionismo científico, com grupos defendendo, por exemplo, que a Terra é plana.
“Se isso ficasse somente no plano da excentricidade de alguns, não seria um real problema, porém quando as pessoas passam a acreditar que a vacina contra a poliomielite causa autismo ou que tomar desinfetante cura o câncer de estômago, por exemplo, aí a sociedade tem um problema sério”, explica o Prof. José Carlos.
Toda essa abordagem fará parte da live Fake Science. O debate é rico e importante para se evitar o obscurantismo científico que assombra a sociedade, e chamar a atenção para a necessidade de uma sólida base em ciência, uma “alfabetização” científica do cidadão.

As lives contarão com as mediações de Silvia Vinhas e Malu Mota, jornalistas e apresentadoras do educativo “Duas na Tri”, da Rádio Trianon.

Não perca! Acesse um destes canais e assista a todas elas: http://www.facebook.com/ObjetivoOficial/ ou
http://www.youtube.com/user/ObjetivoOficial ou http://www.linkedin.com/company/col%C3%A9gio-e-curso-objetivo

Editorias: Ciência e Tecnologia  Ecologia e Meio ambiente  Educação  Teen
Tipo: Evento  Data Publicação:
Local a ser realizado: São Paulo  Data a ser realizado: 17/08/20
Empresa: Roberta Abrahão