E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Professores e estudantes de Siqueira Campos recebem atividades para estimular a leitura
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Professores e estudantes de Siqueira Campos vão receber treinamentos e atividades para estimular a leitura
Professores e estudantes de Siqueira Campos vão receber treinamentos e atividades para estimular a leitura

Os professores do Colégio Estadual Cívico-Militar Professor Segismundo Antunes Netto e Colégio Estadual Profª. Maria Aparecida Chuery Salcedo – ambos de Siqueira Campos – vão receber oficinas e treinamentos gratuitos para ajudá-los a difundir nos estudantes a importância do hábito da leitura, do contato com os livros e dos atrativos para visitar as próprias bibliotecas locais.

As capacitações serão realizadas nos dias 18 e 19 de novembro (segunda e terça-feira), na Biblioteca Municipal [Rua Marechal Deodoro, 1837, Centro, Siqueira Campos], em horários variados.

Programação do dia 18
No dia 18 de novembro acontecem duas Oficinas SOS Biblioteca. As atividades vão acontecer das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30 e serão conduzidas pela bibliotecária Andressa dos Santos, que vai abordar o contexto da biblioteconomia como a busca para a revitalização do local, as formas de organização de espaço, acervo, disseminação, higienização, conservação e métodos de empréstimo.

Já os cerca de 300 estudantes dessas duas instituições de ensino vão participar de Rodas de Leituras em diferentes horários e em suas próprias salas de aula. Essas práticas pedagógicas e culturais estão relacionadas ao ato de ler em conjunto e são muito utilizadas com leitores em formação - como as crianças da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental – e serão coordenadas pelo mediador de leitura e produtor cultural Cristiano Nagel.

Programação do dia 19
No dia 19 acontecem duas atividades também coordenadas Cristiano Nagel: das 8h30 às 11h30 tem a Oficina de Gestão de Acervo e das 13h30 às 16h30 tem a Oficina de Mediação em Literatura Infantil.

Ainda no dia 19 de novembro, a atriz e escritora Lilyan de Souza coordena duas Oficinas de Voz e Mediação Literária. A primeira será das 8h30 às 11h30 e a segunda, das 13h30 às 16h30.

Conhecimentos mais acessíveis
Essa iniciativa faz parte do projeto Minha Biblioteca Viva – Novos Horizontes que está na segunda edição e está percorrendo dez municípios paranaenses com menos de 20 mil habitantes para democratizar o conhecimento.

A caravana já passou por Marmeleiro, Tijucas do Sul, Quitandinha, Rebouças, Sapopema, Quatro Barras, Ventania, Candói, Curiúva e termina em Siqueira Campos, nos dias 18 e 19 de novembro.

“E com as ações continuadas – que são feitas pelos participantes das oficinas – e a doação de 100 livros que faremos em cada município visitado, o intuito é atingir cerca de 20 mil pessoas indiretamente”, explica o idealizador do projeto, Cristiano Nagel.

Em 2022 e 2023 as ações foram realizadas nos municípios de Faxinal, Carlópolis, Tibagi, Carambeí, Bituruna, Chopinzinho, Cerro Azul, Inácio Martins, Cândido de Abreu, São João do Triunfo e impactaram mais de 10 mil pessoas; sendo que grande delas parte tinha pouco acesso ao universo literário.

Aprendizados
Na primeira edição do projeto – realizada entre 2022 e 2023 - os idealizadores encontraram muitas bibliotecas escolares em boas condições de uso e manuseio, mas sem acervo mínimo, sem responsável pelo espaço e também várias escolas sem biblioteca. Eles também presenciaram a falta de conhecimento sobre a existência de um curso de Biblioteconomia, a ausência de Rodas de Leitura e falta de informações sobre processos de dinamização de acervo.

“Ressalto que aprender a ler e a gostar de ler é resultado de um longo processo de interações com livros, leitores, leituras e a recursos que permitem o acesso aos meios necessários à aprendizagem. As bibliotecas públicas – em especial as escolares – são fundamentais para que se inicie esses processos”, enfatiza Cristiano Nagel.

O projeto cultural Minha Biblioteca Viva – Novos Horizontes foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura / PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado do Paraná e tem apoio da Copel e da Havan. Informações pelo e-mail minhabibliotecaviva@gmail.com

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Serviços  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Mem & Mem Comunicação  
Contato: João Alécio Mem  
Telefone: 41--

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.