|
... |
Ações para comemorar passagem das turmas com os alunos foram readaptadas em período de pandemia e ganharam novos formatos para marcar o início e a despedida de etapas da vida do estudante
A mudança de série marca o início de uma nova fase escolar para o aluno, mas neste ano, a transição para a classe do próximo ano e para a vida fora da escola foi repensada para que pudessem comemorar suas conquistas em um momento tão atípico. Para amenizar a ansiedade dos alunos, todo ano o Colégio Humboldt – instituição bilíngue e multicultural (português e alemão) localizada em Interlagos (SP), promove os “ritos de passagem”, programação especial para as turmas que estão encerrando cada nível educacional, realizada nos meses de novembro e dezembro. Em um período tão incerto, a instituição organizou ações para que este momento fosse ressignificado e os jovens pudessem encerrar ciclos e deixar suas marcas no Colégio com encontros via videoconferência, atividades com tinta, produção artesanal de adereço típico de início das aulas na Alemanha e momentos de esclarecimento de dúvidas.
As crianças do Jardim II que saem da Educação Infantil e ingressam no Ensino Fundamental I receberam todas as instruções para a confecção do “Cone de açúcar” - \"Zuckertüte\", tradição alemã que visa produzir cones de papel cartão com fitas, adesivos, lantejoulas, rendinhas e tecidos, que serão entregues no primeiro dia de aula em casa pelos pais, em janeiro. “Tradicionalmente, os cones são repletos de guloseimas e materiais que possam ser úteis na escola, como lápis e borracha, mas solicitamos às famílias que esse conteúdo não seja divulgado para o filho até a data da entrega, para que a criança tenha esse momento de abrir o cone e se surpreenda”, diz Rebeca Boldrin, coordenadora da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Humboldt. Os alunos também produziram junto às professoras o calendário do advento, típico da cultura alemã, que sinaliza o tempo de Natal na Alemanha. A cerimônia de iniciação escolar, do primeiro dia de aula dos estudantes que ingressaram nos 1º anos, será organizada de forma remota e terá surpresas nesse novo formato, com entrega de medalhas escrito em alemão “Agora eu sou um aluno de 1º ano”.
Os alunos do Jardim II já foram às salas de 1º ano, atividade presencial e opcional, e participaram de um jogo de caça ao tesouro em que livros e materiais que são usados no 1º ano foram escondidos. As professoras fizeram um levantamento sobre as eventuais dúvidas que os alunos têm em relação ao próximo ano que irão cursar e as crianças participaram de dois encontros mais interativos: um para tirar dúvidas e outro para contar histórias e participar de jogos.
Os alunos do atual 1º ano deixaram sua marca na escola para a transição para o 2º carimbando um muro do Colégio com as mãos com tinta e fizeram o plantio de uma flor – os temas “flores” e “plantio de flores” acompanharão estes estudantes ao longo do próximo ano, permeando as aulas de Ciências. Além disso, o Colégio também proporcionou um encontro virtual entre as turmas do 12ºs anos, que estão deixando a instituição, e dos 1ºs anos, que estão chegando ao Ensino Fundamental I, para troca de conversas e intercâmbio de experiências.
As turmas de 5ºs anos participaram de uma videoconferência com os professores de Português e de História dos 6ºs anos e puderam conversar para esclarecer dúvidas sobre as mudanças que estão por vir. Os estudantes já se preparam para ingressar no novo ano e algumas pequenas mudanças acontecerão, pois haverá um aumento do número de disciplinas e de professores, mas essa série já está bem ambientada com o Ensino Fundamental II, pois estes alunos já conhecem a coordenação pedagógica, orientação educacional e alguns professores do segmento seguinte. “A passagem do 5º para o 6º ano, atualmente não é mais um processo grande de mudanças, pois os alunos já estão ambientados e já conhecem grande parte dos profissionais que os acompanharão no 6º ano. Além dos contatos já estabelecidos, o convívio com o fundamental II no mesmo espaço físico é positivo”, diz a coordenadora do Ensino Fundamental II, Tânia Lindemann.
Na semana de despedida dos 12ºs anos, divididos por turmas, os alunos carimbaram um muro de um prédio do Colégio com as mãos com tintas e no final da semana, participaram de cerimônia solene. Além disso, também escrevem uma carta para eles mesmos lerem daqui a cinco anos, plantaram uma árvore e anos depois voltam ao colégio para ler as mensagens deixadas.
A passagem para o Ensino Médio do 9º ano aconteceu a partir da leitura do livro \"O menino Quadradinho\" do Ziraldo, em que foram produzidas peças artísticas, como poesias, músicas e número teatral com direito a apresentação online, em um evento como um sarau e happy hour com professores e famílias.
Talita Marcilia, coordenadora do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, explica que em um ano de pandemia, a simbologia de encerrar esse momento e refletir sobre o que se conquistou em situação tão adversa era latente. “Garantir para os alunos algum gosto desse momento, de fechamento de ciclo e de deixar sua marca no Colégio, é muito importante para nós, uma vez que a sociedade está esvaziada desses costumes. O diálogo com o acadêmico, artístico e escolar é muito positivo e formador para esses jovens. Estas ações foram essenciais para dar esse sentido de que conseguimos e de celebrar também, pois o mais importante é que eles estão com saúde.”
Sobre o Colégio Humboldt
Mantido pela Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, o Colégio Humboldt está instalado em uma área de 60 mil metros quadrados e hoje atende a aproximadamente 1.100 alunos, desde o Maternal até o Ensino Médio. A instituição - referência quando o assunto é ensino de qualidade - oferece ensino bilíngue (português/alemão) e multicultural e dois currículos de formação: um brasileiro e outro alemão. O Colégio oferece, ainda, a possibilidade de avaliação para ingresso no Ensino Superior alemão - Abitur, e a Formação Profissional Dual, ou seja, cursos técnicos na área de Administração, Logística e Informática.