As tendências pela busca do imóvel perfeito

As tendências pela busca do imóvel perfeito

*Por José Roberto Alves de Camargo
CEO da Imob&Con

Quando falamos em mercado imobiliário no Brasil logo precisamos analisar as tendências que vieram para ficar.

A Pandemia “sacudiu” este setor e algumas tendências já estão se acomodando. Uma delas é a busca por espaços mais flexíveis e espaçosos, justamente porque hoje as pessoas e as famílias passam mais tempo dentro de casa, ora impulsionados pelo homeoffice e ora pela praticidade e conforto do lar.

Temos observado também que fatores como localização e infraestrutura do bairro também têm sido uma tendência cada vez mais procurada. As pessoas e famílias tendem a querer estar em bairros com bons acessos a supermercados, farmácias, bares e restaurantes. Essa tendência sempre foi observada, porém a diferença atualmente é que hoje isso tem sido um dos fatores determinantes tanto para compras, quanto para alugueis.

E eu explico o porquê dessa exigência ser mais determinante hoje em dia. Com a Pandemia as pessoas perderam o ritmo de atravessar grandes distâncias, estão se acomodando, principalmente, aqueles que se adequaram ao homeoffice, ou ao um sistema híbrido com idas ao escritório de uma a duas vezes na semana.

A busca pelo interior é outra tendência bastante acirrada nos dias de hoje. A busca por imóveis em nossa unidade em Atibaia, há 60 quilômetros da capital de São Paulo, observou ainda em 2022 teve um aumento de 40% a 50%, para residências com uma boa área de lazer, com quintal ou gramado, churrasqueiras e piscinas. Isso se deu muito por conta da qualidade de vida que o interior proporciona para as famílias que vivem na capital de São Paulo, por exemplo.

Olhar para empreendimentos que têm em sua infraestrutura boas práticas de preservação ambiental também é outro forte fator para compra de imóveis. Os consumidores estão mais conscientes e querem economia, por isso as residências com sistema de energia solar são as mais procuradas e valorizadas pelos interessados, por exemplo. Dois fatores ajudam nesta tendência: a economia, é claro, e o sentimento de estar contribuindo para o meio ambiente. Isso realmente não tem preço, aliás tem sim. Esses imóveis ainda são mais caros que os demais.

E quando falamos em estratégia de anúncios de imóveis o tour virtual se consolidou de vez. A utilização dessa tecnologia até mesmo para imóveis usados, estimula o comprador a reconhecer o local em tempo real de como ele ficaria com a sua cara, por exemplo, pois este recurso permite simular um decorado. O que ajuda significativamente nas vendas, uma vez que os decorados aumentam a liquidez da operação imobiliária, além de entrar naquele conceito de praticidade já mencionado nos parágrafos acima.

Para concluir, quando buscar por um imóvel seja para comprar ou alugar esteja certo de você não é o único a querer algo mais amplo, prático e próximo a lugares chaves para sua família. E tenha um plano já ajustado do que você realmente precisa e não do que você gostaria, isso ajuda muito a encontrar essa “agulha no palheiro”.

Editorias: Construção e Arquitetura  Economia  Imóveis  Negócios
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: Toddaicom
Contato: ptoddai