Curso ajuda os profissionais da imprensa a se prepararem para campanhas
Como o jornalismo pode se beneficiar do marketing para seguir as tendências sugeridas pelas novas tecnologias de informação e comunicação? O marketing digital é importante para a atividade jornalística?
O marketing está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, desde os mais imponentes negócios até os relacionamentos diários e familiares. E o jornalismo não fica de fora desse contexto. Com as novas tecnologias de informação e comunicação, a atividade jornalística mantem uma relação muito próxima com o marketing, muitas vezes tendo-o como base para suas estratégias de apuração e de publicação de notícias.
A qualquer tempo, mas principalmente em ano eleitoral, essas tecnologias podem – e devem – ser utilizadas por jornalistas na elaboração e também análise de campanhas. Contudo, esse tipo de ação só surte o efeito desejado quando é desenvolvido da forma correta, com transparência, competência e responsabilidade.
É nessa perspectiva que surge o curso Marketing Digital para Campanhas, oferecido em parceria entre o Centro de Estudos Barão de Itararé e o programa De Olho na Rede. As aulas são presenciais e acontecem nos dias 14 e 21 de março, das 9h às 16h, na sede do Barão, rua Rego Freitas, 454, 8º andar. Santa Cecília, São Paulo.
Essa formação contempla, além da segmentação do marketing, planejamento, estratégias digitais, plataformas e ferramentas e ações (SEO, links patrocinados, entre outras) para se desenvolver campanhas bem sucedidas, já que estamos em ano de eleições municipais. O investimento é de R$ 250 e pode ser parcelado em até 12 vezes. Para mais informações e inscrições, basta acessar o link: sympla.com.br/deolhonarede.
As professoras
O curso é ministrado por duas profissionais que, além de jornalistas, são consultoras de comunicação e negócios digitais e professoras, com experiência de mais de 10 anos em docência do ensino superior e mais de duas décadas no meio digital.
Ivone Rocha
Especialista em mídia digital, marketing e em tecnologia da informação, mestre em políticas públicas com formação em jornalismo. É professora do ensino superior, com passagens por Senac-SP, Universidade Anhembi Morumbi, IPOG, entre outras áreas de jornalismo online, comunicação digital, gestão de projetos digitais, marketing, e-commerce e comunicação integrada. É consultora de negócios eletrônicos e consultora pedagógica, autora da obra Soluções em Internet - conceitos e estratégias para facilitar a geração de negócios, de livros didáticos de cursos de graduação em comunicação digital pela Cogna (Kroton). Foi a idealizadora e desenvolvedora de projetos de cursos de pós-graduação em comunicação digital, marketing e e-commerce para instituições como Senac-SP e Faculdade Impacta de Tecnologia; Foi coordenadora de cursos de pós-graduação (Senac-SP) e analista sênior de web em grandes empresas como Banco Real. Atualmente, como atividade paralela, é diretora do Instituto Devir Educom e educomunicadora pelo projeto Memórias em Rede de Santos-SP.
Naia Veneranda
Mestranda em tradução pela Universidade de São Paulo, com formação em comunicação e história e pós-graduada em letras e mídia digital. Tem mais de 20 anos de experiência em comunicação, principalmente em conteúdo digital para empresas e é fundadora da produtora de conteúdo Venê Comunica. Atua também em projetos de literatura como o Papo de Boteco, pela Galática Educação & Cultura.