 |
... |
A sociedade tem despertado cada vez mais para as questões climáticas e suas repercussões, no entanto, ainda existem lacunas a serem justificadas e uma necessidade de explicar os diversos fatos relacionados a essas mudanças. No campo da arquitetura e urbanismo, mais especificamente na construção civil, é possível promover discussões conscientizadoras e inovadoras.
As consequências das mudanças climáticas são vastas e incluem secas intensas, escassez de água, incêndios devastadores, aumento do nível do mar, inundações, derretimento das calotas polares, tempestades catastróficas e declínio da biodiversidade.
Nesse contexto, é essencial abordar a questão dos Resíduos de Construção Civil (RCC). É interessante refletir que, embora a construção civil seja uma das maiores emissoras de CO2 devido à fabricação de cimento, ela também pode desempenhar um papel fundamental na redução desses impactos.
A utilização dos RCCs apresenta um enorme potencial na fabricação de painéis pré-fabricados com concreto sustentável. Esse processo consiste em aproveitar os resíduos sólidos da construção civil, que normalmente seriam descartados, para a produção de concreto sustentável, mantendo significativamente a quantidade de cimento utilizado e experimentou a extração de recursos minerais naturais. Idealmente, a indústria da construção civil deve adotar essa abordagem.
Avaliar esse contexto nos leva a um amplo campo de ideias, sendo uma delas o reaproveitamento dos resíduos sólidos da construção para a fabricação de painéis de vedação pré-fabricados. Essa solução inteligente é capaz de minimizar ainda mais os resíduos gerados pela construção civil, ao mesmo tempo que garante uma arquitetura incorporada ao projeto inicial e com um potencial significativo na implementação de políticas públicas.
Ao abraçar essa abordagem inovadora, a indústria da construção civil pode se tornar um agente de mudanças positivas, feliz por reduzir o impacto ambiental e promover um futuro mais sustentável. É fundamental que os profissionais do setor, os órgãos reguladores e a sociedade como um todo se engajem nesse movimento, incentivando e apoiando práticas construtivas mais responsáveis e conscientes.
A transição para uma construção civil mais sustentável e consciente exige ações conjuntas e comprometimento de todos os envolvidos. Com a implementação de medidas como a utilização de RCCs e fabricação de painéis pré-fabricados com concreto sustentável, é possível dar passos seguidos na direção a um futuro mais promissor, no qual a construção civil se torna parte da solução para os desafios climáticos que enfrentamos.
Haroldo Dias Flauzino, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Estácio e mestre em Projeto e Cidade.