|
... |
Dentro de uma empresa existem diversos fatores que fazem com que ela alcance o sucesso. Com o crescimento no número de colaboradores, aumentam os desafios, assim é importante reforçar a qualidade da comunicação interna (CI). Durante o processo surgem muitos desafios, como um planejamento bem estabelecido e o uso correto de ferramentas para potencializar o processo, o que são indispensáveis para o êxito na resolução dessas adversidades.
Bruna Cotrim, publicitária e responsável pelo endomarketing do Laboratório Teuto, explica como a aplicação de uma boa CI faz com que a empresa potencialize de forma macro e micro o desempenho de seus colaboradores em diferentes momentos. “Quando a empresa se planeja para executar uma comunicação eficiente ela modifica processos básicos como: Colaboração entre departamentos, motivação e produtividade, fixação da cultura de qualidade da empresa, clareza no processo e retenção dos colaboradores. Esses são apenas alguns dos benefícios que podem ser adquiridos através de uma boa comunicação”, afirma.
Para potencializar a CI, o uso de ferramentas é um diferencial. A tecnologia faz com que alguns processos que eram dificultados pelo acesso e pela falta de tempo sejam facilitados com uma plataforma que busca integrar todo o dia a dia da empresa e dos setores. “Os smartphones transformaram a realidade das pessoas e democratizaram o acesso às informações e fez com que as oportunidades fossem surgindo para que algumas demandas de difícil resolução fossem sanadas. A adesão de mudanças dentro da empresa é um dos grandes desafios da CI e essa “ajuda” que a tecnologia traz muda muito o cenário”, revela a publicitária.
Diana Rosa, analista de RH do Teuto, fala sobre o lançamento de uma ferramenta de CI dentro da empresa: “Estamos lançando uma página na web, chamada ‘App Teuto’, onde os colaboradores terão informações relacionadas ao cotidiano da empresa e de seus setores, conteúdos sobre RH, saúde, Segurança, Meio ambiente, Qualidade e muito mais. Vai ser um ganho muito grande para os colaboradores porque vai facilitar o acesso às informações e intensificar o desempenho das ações”, explica.
Segundo a analista, uma ferramenta nesses moldes demonstra o potencial da CI: “Essa integração faz com que toda a empresa se sinta unificada e de uma maneira muito satisfatória. Portanto, tratar a comunicação interna como prioridade dentro da estrutura da empresa faz com que no médio/longo prazo os resultados sejam absorvidos por todos os setores da instituição”, finaliza.