...

Boa tarde, tudo bem?
Segue uma sugestão de pauta sobre dicas para tornar mais fácil pedalar, aproveitando o Dia Mundial da Bicicleta, celebrado neste dia 03 de junho. Se puder avaliar, agradeço a atenção.

Dicas que tornam ainda mais fácil pedalar

Aproveitando o Dia Mundial da Bicicleta, professor da Estácio orienta sobre práticas e lugares para a atividade física

Criada em 2018 em uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Bicicleta é celebrado dia 03 de junho, com o objetivo de conscientizar e estimular a população a praticar atividade física. Quando o assunto é exercício físico diversas modalidades se destacam, como a prática de ciclismo indoor (realizada em bicicletas estacionárias dentro de ambientes fechados) e outdoor (realizada em bicicletas tradicionais em ambientes abertos).

Segundo o doutor em ciências da saúde e professor do curso de educação física da Estácio, Ricardo Vieira, o ciclismo outdoor proporciona a visitação dos ambientes de lazer e turismo das cidades, essa prática vem ganhando cada vez mais adeptos. “O ciclismo outdoor, conhecido popularmente como “pedal”, é um tipo de atividade física que necessita de uma bicicleta corretamente escolhida, haja vista que a escolha precisa considerar pelo menos a estatura e a massa corporal das pessoas”, explica.

Essa prática, para Ricardo, pode proporcionar diversos benefícios físicos e psicológicos na saúde das pessoas se feitas de forma regular. “Pode ajudar no aumento da mobilidade articular, fortalecimento dos músculos presentes nas pernas, costas e abdômen, aumento da noção espacial, aumento do condicionamento cardiorrespiratório, socialização (pois geralmente é feita em grupo) e redução dos níveis de ansiedade. Em outras palavras, o ciclismo pode proporcionar uma melhora na saúde geral dos praticantes”, indica o profissional.

Ricardo explica que para os iniciantes nesta modalidade podem estruturar a prática de pelo menos 30 minutos por dia, três vezes por semana em uma intensidade moderada. “Essa intensidade pode ser facilmente controlada por meio de um monitor de frequência cardíaca. Ou é possível até mesmo utilizar o número de rotações (pedaladas) por minuto para controlar a intensidade da atividade física”, orienta.

Já em pessoas mais experientes, Ricardo recomendamos pelo menos 50 minutos de pedal, três a cinco vezes por semana em intensidade moderada a vigorosa podem proporcionar impactos interessantes na redução da massa corporal. “Entretanto, é importante lembrar que toda e qualquer modificação na massa corporal dependerá de outros fatores, como a realização de uma dieta equilibrada”, adverte o professor da Estácio.

O profissional conta que antes de pedalar é importante que os praticantes conheçam os trajetos a serem percorridos, trânsito veicular e sinalizações das vias. “A hidratação também é muito importante e, por isso, é indicado uma garrafa com água fixada na bicicleta. Ademais, o vestuário precisa ser adaptado para evitar queimaduras oriundas da exposição ao sol, bem como a redução do frio excessivo, caso a prática da atividade seja realizada em noites frias”, explica.

“Também é importante que a bicicleta possua luzes sinalizadoras e adesivos refletores. Essas luzes e adesivos contribuem para uma maior visualização do ciclista e redução de acidentes com veículos automotores”, complementa. Ricardo cita que toda prática de atividade física deve ser acompanhada, no caso de pedalar é importante prestar atenção nas reações do organismo e procurar um profissional caso tenha algum resultado negativo.

Em Goiânia e região metropolitana existem diversas áreas interessantes para a prática de ciclismo. Dentre elas podemos destacar o Parque Areião, Jardim Botânico, Parque Bernado Élis, Parque Botafogo, Parque Cascavel, Parque Nova Esperança, Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco, Parque Leolídio di Ramos Caiado, Parque Municipal Campininha das Flores, Parque Marcos Veiga Jardim, Rodovia dos Romeiros (Goiânia-Trindade), Rodovia para Bela Vista, entre outros. Todas elas estão disponíveis e possuem grupos de pedalar.

Editorias: Ecologia e Meio ambiente  Educação  Sociedade
Empresa: Guilherme de Melo