E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Água: Cuidado necessário
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Água: Cuidado necessário
...

No Dia Mundial da Água, nada mais justo que enaltecer suas funções e ressaltar que está diretamente ligado à sobrevivência das espécies. Falar que a água é um produto de primeira necessidade para os seres vivos é repetir o que todos já sabem. Nessa data, entretanto, é momento propício para as pessoas se informarem, entenderem e praticarem atos de preservação deste produto.

É um bem comum e de direito a todos e está diretamente relacionada ao desenvolvimento sustentável do ambiente em questão, uma vez que possui um ciclo e componentes que influenciam nas etapas de transpiração, evaporação, condensação e precipitação. Assim, observa-se que a dependência da manutenção dos mananciais de água potável está relacionada a estratificação vegetal, a profundidade dos rios, a proximidade com os mares e a intensidade da luz solar.
Na ausência da água não há a quem reclamar e quando a sua distribuição se torna desigual, recai em menor produtividade em variadas atividades humanas e aumento de doenças relacionadas às deficiências sanitárias. O saneamento básico ideal perpassa pelo tratamento de água, recolhimento e tratamento do esgoto, recolhimento e deposição adequada dos resíduos sólidos urbanos, separação de resíduos orgânicos e inorgânicos, incineração com controle de gases para potenciais contaminantes.

Assim, cuidar da água e da vida são indissociáveis e é essencial aprender que a preservação dos mananciais depende de um consumo racional, e de uma devolução com o mínimo de alterações possíveis, seja nas cidades, nas áreas industriais ou mesmo na agricultura familiar ou mecanizada extensiva.

Então é momento de praticar menor consumo e utilizar a biotecnologia em favor do desenvolvimento de técnicas de plantios ou de extração e produção de algum bem ou mesmo serviço. As considerações econômicas exercem um grande papel quando se trata de definir a melhor tecnologia disponível para obtenção, tratamento e distribuição da água. Há pouco foi relatado acima sobre o desperdício que ainda recai nas empresas de saneamento que encontram dificuldades quanto a toda essa logística. Outro entrave se refere ao aperfeiçoamento de técnicas de obtenção e tratamento da água, agora, mais que nunca, é um momento de aprimorar essas atividades.

A palavra que bem encaixaria aqui é parcimônia, uso comedido de um produto que todos devem se responsabilizar por ele. É um patrimônio natural que exige respeito e cumprimento às pactuações exercidas em inúmeros encontros entre autoridades de diversos segmentos nacionais e internacionais. Afinal, problemas ambientais ultrapassam as fronteiras territoriais e devem ser tratados de forma global.

O que seria o “dia” para ressaltar os benefícios da água e a imponência que essa se faz no ambiente, resulta em uma súplica aos gestores para abordar e atuar com mais afinco nessa questão. Permitir que as pessoas tenham acesso a água tratada de qualidade, distribuir esse produto de forma igualitária na população, monitorar o uso e coibir o desperdício seriam medidas que vão de encontro com o desenvolvimento de uma nação. Façamos isso.

Sandra Oliveira Santos, Professora da Estácio, gestora ambiental e mestre em biologia.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Ecologia e Meio ambiente  Educação  Serviços  Sociedade  
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Guilherme de Melo  
Contato: Guilherme  
Telefone: 62-30971406-00

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.