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10 direitos do Código de Defesa do Consumidor que passam batidos
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10 direitos do Código de Defesa do Consumidor que passam batidos
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Comemora-se, nesta terça-feira (15/3), o Dia Internacional do Consumidor, cuja origem data de 1962, após o presidente americano da época, John Kennedy, protocolar uma mensagem ao congresso estadunidense reconhecendo o direito dos consumidores. Dentre os pilares defendidos pelo presidente norte-americano na época estão a segurança, a informação e o direito à escolha e a ser ouvido.

A data ganhou mais força pelo comércio, no Brasil, em função da instituição do Código de Defesa do Consumidor (CDC), na década de 1990, e que trouxe regras de relacionamento entre fornecedor e cliente. Atualmente, qualquer negócio, desde o micro ao multinacional deve atuar de acordo com os termos previstos na lei. O Código regula a relação entre as empresas comerciais, as prestadoras de serviços e os consumidores.

Para o advogado e professor do curso de direito da Estácio, Ebadan Fortes existem ainda muitos direitos que são desconhecidos pelo público em geral. “Com um texto extenso, o CDC apresenta diversas normas de proteção ao consumidor que, muitas vezes, passam despercebidas e se tornam desconhecidas por muitas pessoas da sociedade, o que acaba abrindo espaço para relações de consumo abusivas e ilegais”, alerta o especialista.

Ebadan conta que existem muitas práticas que são realizadas por ambientes comerciais que estão em divergência do CDC. “Quando o estabelecimento cobra consumação mínima ou a famosa, ‘taxa de desperdício’ é uma prática abusiva e o ambiente pode até levar uma multa. Segundo os artigos 39 e 51 do código do consumidor, as multas de perda de bilhete de estabelecimento são práticas consideradas abusivas também”, adverte o advogado.

Pensando nisso, o professor Ebadan preparou uma lista com 10 direitos que passam batidos no Código do Consumidor:

1 - O dano causado em seu carro no estacionamento é de responsabilidade do estabelecimento, mesmo que gratuito;

2 - É proibido estacionamento cobrar multa em caso de perda do bilhete;

3 – É ilegal cobrar “taxa de desperdício” em rodízio;

4 – É ilegal proibir a entrada de alimentos e bebidas em cinemas, teatros, eventos, caso comprados em outro local;

5 - É proibida a prática do “preço no direct”;

6 – O consumidor tem 7 dias para desistir de uma compra realizada online;

7 - É proibido o estabelecimento cobrar consumação mínima;

8 - É proibido o estabelecimento cobrar multa por perda da comanda;

9 – O pagamento de 10% de serviço em bares e restaurantes é facultativa, mas atenção, o pagamento de couvert é obrigatório, desde que informado anteriormente pelo estabelecimento;

10 - Cobrança indevida deve ser restituída em dobro.

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Serviços  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Guilherme de Melo  
Contato: Guilherme  
Telefone: 62-30971406-00

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