Teuto reforça a importância do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
...

O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a Segurança do Trabalho tem como objetivo proteger a vida, promover a saúde e integridade física do trabalhador. Pensando nisso, em 1972 foi estipulado 27 de julho como o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho após o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador.

Para o técnico em segurança do trabalho do Laboratório Teuto, Matson Paz, a data é importante para reforçar os conceitos de segurança. “Com o dia, podemos estimular medidas aplicadas por técnicas e procedimentos de trabalho que devem ser elaborados e executados segundo os padrões mínimos de segurança estabelecidos nas leis e normas regulamentadoras. Além de alertar colaboradores, empregadores, governos e sociedade para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, para que se promovam um ambiente seguro, e práticas saudáveis em todos os setores produtivos”, explica.

Matson conta que no Teuto a busca pela conscientização dos profissionais e o esforço para aplicar medidas de segurança coletivas e individuais são as melhores medidas de prevenção. “Valorizamos nossos mais de 3.500 colaboradores por meio da saúde, bem-estar e qualidade de vida. Temos a atuação direta da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) com os gestores e membros da equipe. Faço parte da cipa desde 2015 e vejo a diferença que faz em uma empresa, me sinto mais seguro”, revela.

O técnico explica que é importante ter um canal de comunicação direta com os setores, principalmente das áreas produtivas. “Os acidentes dentro de uma empresa podem ser causados por fatores naturais ou por falta de medidas de proteção. Por isso, é fundamental o uso correto de equipamentos de segurança, a realização de exames médicos periódicos e a implantação do Plano de Prevenção de Riscos Ambientais, entre outros”, orienta o colaborador.

No Teuto, segundo Matson, são realizados encontros mensais para a avaliação sobre os setores e pontos de melhorias, caso necessário. “Além disso, temos o projeto Ciperio Nº1, que promove uma pontuação estimulando e premiando os participantes”, finaliza.

Sobre o Teuto
Há mais de sete décadas no coração do Brasil, com o mais completo parque farmacêutico da América Latina e solução completa em saúde, o Teuto é referência para o mercado nacional e internacional. A companhia, que é sinônimo de qualidade e confiança, proporciona mais qualidade de vida aos seus fornecedores, colaboradores, clientes, parceiros e pacientes, por meio da excelência no desenvolvimento, produção e comercialização de seus produtos, e valoriza a responsabilidade socioambiental, reafirmando que \"Se é Teuto, é de confiança”.

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Industria  Serviços  Saúde
Empresa: Guilherme de Melo